Janeiro Branco e Atividades Físicas

14
jan 2019

A Campanha Janeiro Branco é totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, realizada por psicólogos(as) e estudantes em parceria com todos os demais profissionais do universo da saúde.

Em janeiro, algumas pessoas têm a sensação de um recomeço, novos planos e novo estilo de vida. Por outro lado, passam por um processo doloroso ou um sentimento de melancolia de fim de ano. E, neste contexto, a cor branca representa o quadro ou um papel em branco, o momento certo para escrever ou desenhar uma nova história.

No esporte é muito comum a tensão ou a ansiedade antes de participar de um campeonato, por exemplo. Por isso, é muito importante cuidar da saúde mental e fazer uma prova com mais tranquilidade.

Começamos contando um pouco do mês de janeiro e por que ele foi escolhido para o início de uma campanha, e agora, vamos falar sobre a importância de cuidar da mente aliado às atividades físicas, combinado? 🙂

Cuidar da mente é cuidar da vida
Infelizmente, a saúde mental ainda é um tabu na sociedade. Por parte de alguns grupos de pessoas existe preconceito com relação à fazer terapia com o psicólogo e que procurar ajuda é apenas em último caso, mas não é bem assim! Ainda bem que hoje existe a compreensão que o psicólogo cuida da saúde mental e da parte emocional. E vamos combinar, esse lado emocional todos nós temos, não é mesmo?

De acordo com os dados do relatório realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais deprimido e ansioso da América Latina e nos últimos dez anos, o número de pessoas com depressão aumentou 18,4% – isso corresponde a 322 milhões de indivíduos. Para piorar, os brasileiros estão levando esses índices para o alto. No nosso país, 5,8% dos habitantes sofrem de algum tipo de transtorno mental, a maior taxa do continente latino-americano. Nós também somos campeões mundiais no índice de ansiedade: 9,3% da população manifesta o quadro, e o sexo feminino é o que mais sente as consequências – 7,7% das mulheres são ansiosas e 5,1% são depressivas. Quando se trata dos homens, a porcentagem cai para 3,6% nos dois casos.

Isso mostra que as pessoas precisam começar a cuidar também de aspectos mentais e emocionais da sua vida. A atividade física é uma boa saída para ajudar nesses sintomas e é fundamental para a saúde do nosso corpo, seja física ou mental, além de trazer a sensação de bem-estar que todos nós buscamos.

Esporte e saúde mental
Para quem pratica esportes, sabe que o ambiente competitivo pode gerar ansiedade e preocupações que afetam o atleta e podem diminuir o seu rendimento. E, quando falamos de competições, seja no nível profissional ou amador, é comum que haja muita expectativa, pressão e até autocobrança – o que pode levar a um desequilíbrio emocional. Mas, existem algumas técnicas que ajudam no momento que o atleta se sentir dessa maneira. Essa é uma ótima forma para se acalmar, e, se feita corretamente, a respiração pode abaixar sua pressão sanguínea, promover a sensação de alívio e te deixar menos ansioso. Veja como:

1. Coloque uma mão sobre o peito e a outra sobre a barriga.

2. Respire profundamente, inspirando pelo nariz sem que seu peito se mova muito. Você se sentirá bem em relação ao diafragma e aos pulmões.

3. Faça isso durante alguns minutos e se permita. Tanto sua pressão quanto seus batimentos cardíacos vão diminuir.

Existe também o relaxamento progressivo, no qual o atleta contrai e relaxa grupos musculares separadamente e sequencialmente.

Vale ressaltar que tanto os exercícios de respiração quanto o de relaxamento progressivo são técnicas que devem ser inicialmente supervisionadas por um especialista.

Lembre-se: a performance não depende exclusivamente de qualidades físicas, boa condição nutritiva e qualidade técnica. É fundamental que o poder da mente seja trabalhado para que haja sucesso na conquista dos objetivos.

Até a próxima!

Fontes: Psicologia para curiosos | Janeiro Branco | Estadão | Abril | Uol | Hospital Santa Mônica | Mais equilíbrio

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