Crianças no esporte: uma habilidade para a vida!

04
out 2018

Unânime entre pais e responsáveis, a prática esportiva na infância faz parte da rotina de muitos pequenos que, por amor ou por hobby, se dedicam e descobrem novas habilidades para a vida.

Em comemoração ao Dia das Crianças, preparamos um especial para orientar pais e mães sobre os cuidados com as crianças no esporte. Dos benefícios para o desenvolvimento da garotada às cautelas para uma prática saudável, leia abaixo algumas dicas que reunimos para que os pequenos atletas levem o esporte numa boa!

Benefícios da atividade física
Toda atividade física colabora para o desenvolvimento, mas quando o assunto é esporte para crianças, o aprendizado tem uma força muito maior. Elas estão descobrindo um novo mundo agora, e toda atividade vem recheada de significados que serão levados para toda a vida.

Compartilhar o mesmo espaço e objetivos durante uma atividade faz com que as crianças aprendam lições importantes sobre espírito de equipe e sobre a socialização. O contato social com pequenos da mesma faixa etária colabora no amadurecimento psicológico, fazendo com que o seu filho ou filha consiga ser mais independente.

O desenvolvimento motor e físico, motivos pelos quais muitos pais buscam colocando os filhos no esporte, são pontos de destaque também. Com estrutura corpórea ainda em formação, trabalhar musculatura e equilíbrio, sempre de forma maneirada, colaboram para que os pequenos sejam mais autônomos em suas funções.

Preparar, apontar e…
Donas de uma energia surreal, as crianças encontram na atividade física uma alternativa para extravasar. Além disso, manter uma rotina de treinos pode fazer com que estes pequenos talentos se transformem em grandes atletas no futuro.

Uma boa parcela dos atletas que hoje competem em equipes de elite iniciou sua jornada na infância, desenvolvendo desde cedo habilidades cruciais para ser um grande nome no esporte. Acompanhe de perto e converse com os professores do seu miniatleta, afinal, é muito importante saber se os treinos estão fazendo bem e trazendo resultados a ele.

Alerta aos pequenos e aos pais que estão entusiasmados: vá devagar! Artigo divulgado na SMAD (Revista Eletrônica de Saúde Mental, Álcool e Drogas), desenvolvido pelos autores brasileiros Ms. Bruno de Oliveira Pinheiro, Dr. André Luiz Monezi e Dra. Denise De Micheli, mostra que adolescente que têm uma alta intensidade em treinos apresentam índices ruins de qualidade de vida, tendendo a consumir substâncias psicotrópica e outras drogas. Além do mais, é imprescindível equilibrar a rotina com os estudos e tempo de lazer. Fique atento!

Programa para toda família
Que tal fazer do esporte do seu pequeno uma atividade em família? Levar as crianças para participarem de competições ou reunir todos para um dia diferente é inspirador, além de ser algo divertido. Com todos na mesma sintonia, a sua casa será uma fonte de qualidade de vida!

Busque novas brincadeiras inspiradas no esporte, como aposta de corrida ou até buscar objetos no fundo da piscina, assim ninguém percebe que está se exercitando. É um ótimo programa para todos.

Gostou de nossas dicas? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades Speedo.

Referências:
Brasil Escola
Caderno E+ Estadão
Ativo Saúde
Eu Atleta
Jornal da USP

Saiba como se prevenir e cuidar das dores musculares após o treino

24
set 2018

Começou a malhar há pouco tempo ou está determinado em aumentar a intensidade dos seus treinos? Então, muita calma nessa hora! Especialmente nesses momentos de grande empolgação acabamos exigindo muito do nosso corpo e é comum que as dores musculares depois dos treinos fiquem mais fortes.

Apesar de muitas pessoas acharem que elas são sinais de superação nos exercícios, esses traumas nos músculos não devem ser entendidos assim. Afinal, o que os especialistas recomendam é que a prática seja sempre gradativa para não gerar desconfortos tão intensos que, acredite, vão dificultar até mesmo simples movimentos do seu dia a dia.

Vamos entender o que provoca tais dores, ver algumas técnicas que ajudam (e muito!) a evitá-las no pós-treino e também a tratá-las quando elas aparecerem por aí? Continue lendo!

Saindo da zona de conforto
A dor, que surge geralmente na manhã seguinte ao treino, é resultado do esforço ao qual o músculo foi submetido. Isso significa que ele não estava acostumado a trabalhar e foi estimulado. Até aí, tudo bem, já que é considerada uma reação natural da região e também é conhecida como dor muscular de início tardio (DMIT). Mas conforme o corpo vai entrando no ritmo dos exercícios, essas dores devem diminuir. Se houver dor sempre que treinar, algo não está certo. Fique de olho!

Alongar é indispensável
A primeira dica fundamental para qualquer estágio é o alongamento. Além de gerar uma maior sensação de relaxamento, alongar contribui para reduzir as chances de estiramentos musculares e aumenta a flexibilidade. Segundo a personal trainer James Shapiro, “estudos mostram que fazer 10 minutos de cardio de baixa intensidade está no mesmo nível de fazer uma sessão de alongamento”. Então, uma caminhada ou pedalada estão valendo!

O alongamento antes de dormir também ajuda a circulação, fazendo com os nutrientes necessários para as repor as minifissuras provocadas nos músculos a cada treino cheguem mais facilmente, melhorando a reconstrução do tecido.

Devagar e sempre
A gente sabe que se desafiar é uma motivação extra para suar a camisa, mas não adianta ficar sofrendo toda vez que for para academia ou praticar seu esporte favorito. Conte com o auxílio de um profissional para te ajudar a definir a intensidade dos movimentos de forma progressiva. Assim, mesmo que as dores sejam inevitáveis quando mudamos a rotina de treinos, os níveis serão mais razoáveis e elas irão embora mais rápido. Ou seja, respeite seus limites, perceba seu corpo e conquiste resultados realmente satisfatórios.

Alimentos que dão aquela forcinha
Aposte em alimentos ricos em fibras, por exemplo, carne, ovo, leite e iogurte, pois eles contribuem para a reconstrução da massa muscular. Além disso, aumentar a ingestão de Ômega 3 com peixe, abacate, nozes e couve – ou até mesmo com suplementação – também ajuda devido à atuação anti-inflamatória. Gengibre e açafrão também entram na lista dos alimentos recomendados!

Libere as tensões
Conhecida como liberação miofascial, a técnica tem como objetivo aliviar as tensões da fáscia – membrana presente em todo o corpo que funciona como uma “capa” que fica entre a pele e os músculos – e relaxar a musculatura, prevenindo dores e lesões. Você mesmo pode realizar essa prática com o auxílio de um rolo de espuma. Se preferir, peça ao seu treinador ou a um fisioterapeuta.

O que fazer quando sentir dor pós-treino?
As dores musculares que aparecem depois de uma prática mais exigente requerem alguns cuidados. O descanso da região que está dolorida é muito importante para não força-la ainda mais. Mas não use isso como desculpa para a preguiça: faça a recuperação ativa, ou seja, dê continuidade aos exercícios com uma intensidade menor, sem trabalhar demais áreas afetadas, já que os movimentos melhoram o fluxo sanguíneo e produzem endorfina, o que melhora a sensação de bem-estar.

Massagens e compressas de gelo também ajudam a minimizar os desconfortos, mas, caso as dores persistam por mais de uma semana, será necessário procurar um médico para verificar se houve algum dano mais grave na musculatura.

Pronto! Agora você já sabe como aliviar e reduzir essas dores que costumam dar as caras depois dos treinos e está preparado para fazer todos os exercícios valerem cada gota de suor, sem jamais prejudicar a sua saúde e seus movimentos. Se você curtiu essas dicas, que tal compartilhar com seus colegas de atividades físicas?

Fontes:
Women’s Health
Mundo Boa Forma
Hora do Treino

Setembro Amarelo: prática esportiva diminui o índice de suicídio entre jovens

20
set 2018

Os índices de suicídios estão, a cada ano, chegando a números alarmantes. E o que é mais desesperador nesta estatística é a presença significativa de adolescentes. Ansiedade, depressão e diversas outras questões que fazem com que pessoas de 10 a 19 anos se sintam deslocados em seu meio são os principais motivos que levam a essa triste interrupção da vida. E neste cenário desolador, cientistas trazem um alerta: a prática esportiva diminui o índice de suicídio entre jovens.

A importância do Setembro Amarelo
Setembro é marcado pela cor amarela, que ativa o sinal de alerta e é a marca da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Desde 2015, monumentos e o noticiário levam este delicado assunto para discussão, além de, durante todo o mês, serem promovidas palestras, divulgação de informações e orientação para toda a sociedade.

Segundo dados, de 2000 a 2015, os suicídios entre adolescentes de 10 a 15 anos aumentaram 65%; e na faixa dos 15 a 19 anos, 45%. Estes números representam cerca de 40% da média da população e significa que nossos jovens precisam, urgentemente, de ajuda.

Bullying, automutilação e transtornos alimentares são os assuntos mais recorrentes entre jovens. Estes podem ser os primeiros sintomas de algo que, se não acompanhado por um profissional da saúde, pode ter uma consequência muito grave. Perceber hábitos e sinais diferentes em adolescente, além de sempre ter boas conversas, ajuda a salvar vidas.

A prática esportiva diminui o índice de suicídio entre jovens
Apoio da equipe e o sucesso em uma área competitiva estão entre os fatores levantados no estudo do Centro para o Controle e Prevenção de Doença (CDC), dos EUA, como possíveis responsáveis pelo menor risco de suicídio entre jovens.

Liderada pelo cientista comportamental David R. Brown, a pesquisa aponta que a prática de uma atividade física diminui 2,5 vezes a probabilidade de homens terem um comportamento suicida, e em mulheres, o número é 1,67 menor. Não foi encontrado nenhuma justificativa conclusiva no estudo, mas entre as principais hipóteses estão:

  • diminuição do estresse e aumento do bem-estar por meio da liberação de endorfina;
  • apoio da equipe nos treinos;
  • enfrentamento de questões competitivas com menos severidade;
  • socialização;
  • comunhão entre lazer e cuidado com a saúde.

Os pesquisadores alertam que é preciso uma relação saudável com o esporte. Pessoas que transformam esta prática em mera disputa ou apenas um culto ao corpo perfeito, fazendo atividades intensa por seis ou sete dias semanais, revertem a estatística e têm o dobro do risco de um comportamento suicida.

Busque o CVV
O Centro de Valorização da Vida existe desde 1962 e durante este período auxiliou pessoas que buscaram ajuda pelo telefone ou em atendimentos nas sedes espelhadas em todo o Brasil. Em 1973, a instituição foi reconhecida como Utilidade Pública Federal e hoje, junto ao Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, organiza ações abertas à comunidade para promoção da vida.

Desabafar e procurar ajuda colabora para um melhor entendimento de situações que parecem não ter solução. Em 2017, o CVV recebeu cerca de 2 milhões de ligações e, atendendo gratuitamente nos 23 estados brasileiros, colaborou para que histórias não acabassem tragicamente.

Em qualquer lugar do país, ligue 188 para atendimento anônimo e, caso prefiro, no site da CVV também é possível conversar pelo chat. Este contato é muito importante, pois segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos casos poderiam ser prevenidos.

Você nunca está sozinho. Se conhece alguém que precisa de um auxílio ou acredita que implementar atividades físicas fará bem à sua saúde, comece aos poucos e/ou converse com alguém sobre esta possibilidade. O primeiro passo é difícil, mas você encontrará suporte sempre.

Fontes:
Ligação para prevenção ao suicídio
Jovens praticantes de esporte: menor propensão ao suicídio
Exercícios podem inibir ideias suicidas
Os enigmas do suicídio
Centro de Valorização da Vida

CAMPEONATO ABSOLUTO DE NATAÇÃO TROFÉU JOSÉ FINKEL

23
ago 2018

Em agosto, acontece o Campeonato Absoluto de Natação Troféu José Finkel e, durante cinco dias, grandes atletas da modalidade vão cair na piscina para concorrer em provas individuais e de revezamento. Além das medalhas, o campeonato garante vagas no Mundial de Natação da China, em dezembro de 2018. Quer saber mais sobre essa competição em que nossos atletas do Speedo Elite Team vão participar? Continue lendo o texto e fique por dentro!


Quem é José Finkel e qual sua importância para a natação?

José Finkel nasceu em 1954 e, aos 16 anos de idade, já era considerado o melhor nadador do estilo peito do Centro Israelita de Curitiba. No mesmo ano em que recebeu esse título, em 1970, foi para Porto Alegre para uma competição do Grêmio Náutico União. Durante os treinos, uma situação surpreendeu a todos: Finkel se sentiu mal e, ao fazer exames, descobriu que tinha câncer nos vasos linfáticos. Infelizmente, com os recursos mais precários da época, o jovem faleceu algumas semanas depois do diagnóstico.

Com a notícia, os atletas do estado do Paraná ficaram bastante abalados e o então presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Berek Krieger, criou uma competição de inverno com o intuito de tirar o clima sombrio e voltar a animar seus nadadores. Com o apoio de patrocinadores, em 1972, foi disputado o primeiro Troféu José Finkel nas piscinas de 25 metros do Centro Israelita de Curitiba, aberto para nadadores de todo o País.


2018 é a vez de SP receber essa competição tão especial.

Agora, a partir do dia 24/08, o Clube Pinheiros, em São Paulo, é que abre as portas para receber atletas focados em pontuar e levar as melhores colocações na final, dia 28/08. Afinal, a competição vale 20 vagas para o Mundial de Natação da China!
Em cada ano, o Mundial acontece em um país diferente. Neste ano, Peru e Emirados Árabes estavam na disputa para sediá-lo, tamanha sua importância.

Como será a disputa em São Paulo.

“O Brasil adotou um novo sistema para classificar os atletas para as seleções nacionais: uma única seletiva e só vale o resultado na final, sendo assim a disputa das finais ganha em qualidade, importância e tensão, deixando o evento ainda melhor”, conta o coordenador-técnico do Clube Pinheiros, Alberto Pinto da Silva.

São 42 provas eliminatórias e 74 finais. A fase de eliminação acontecerá pela manhã e a decisiva será à tarde, entre os dias 24 e 28 de agosto. Durante os cinco dias de disputa, os atletas se esforçam pelas vagas que os levarão para a China.
Agora, para saber dos resultados e que equipe levou a melhor, continue acompanhando nossas redes sociais, pois temos excelentes atletas participando dessa disputa. Então, contamos com sua torcida, seus comentários e, por que não, suas apostas? Vai com tudo, Speedo Elite Team!

Confraternização, aprendizados e muitos exercícios no 1º Treino do Desafio Speedo 40

08
ago 2018

Se a galera esperava moleza no primeiro treino dos desafiados, erraram bonito! O encontro deste último sábado, 04/08, teve momentos de descontração, sim, mas as aulas teóricas e práticas colocaram todos para focar em seus resultados. Ou seja, foi uma tarde que acrescentou muito para os atletas, que saíram da Ecofit Aclimação com uma bagagem ainda maior. E não estamos falando de produtos Speedo, hein?! Quer saber tudo que rolou por lá? Continue lendo o texto e fique ligado.

A CHEGADA DOS DESAFIADOS NA ECOFIT

Ansiosos, muitos chegaram cedo para pegar as novas camisetas do projeto e garantirem um bom lugar para a palestra que estava por vir.

Logo de cara, a infraestrutura da Ecofit impressionou, tanto que deu até vontade de praticar as demais modalidades oferecidas pela academia, mas o foco era nosso Desafio. Os colaboradores da unidade da Aclimação fizeram bonito ao recepcionar e direcionar todos até a primeira sala, onde os escolhidos para treinar com a gente começaram a se enturmar para valer, com muitas fotos, risadas, troca de dicas e muito mais.

PALESTRA COM ALEXANDER REHDER – FISIOTERAPEUTA DA SELEÇÃO

Com muita humildade, Alexander Rehder, fisioterapeuta da seleção brasileira e nadador de elite esteve com o pessoal para falar sobre prevenção de lesões na natação – muito importante para que todos nadem em plena forma – sobre como evitá-las, que tipo de músculos exercitar para cada movimento sob as águas, seja em piscinas ou mares. Os nadadores ouviram atentos e, também, participaram fazendo perguntas. Alexander aceitou nosso convite para ser um dos anjos que vai orientar os nadadores durante todo o projeto e por isso ficamos muito felizes.

HORA DE CAIR NA ÁGUA

Devidamente trajados com as sungas e maiôs Speedo, os participantes foram direto da palestra para a piscina aquecida da Ecofit, que é rodeada por um ambiente que nos encheu de motivação. Com lugar para nossa equipe registrar tudo e para os anjos ficarem de olho nas primeiras braçadas dos atletas, todos estavam bem à vontade.
Mas a moleza não durou muito, não! Os exercícios começaram com técnicas de respiração, somente braços, depois pernas e o conjunto todo para avaliar o que cada desafiado ainda precisa melhorar para alcançar seus objetivos.
No final rolou ainda um exercício extra para os desafiados que não cumpriram suas metas! Aqui não é brincadeira, não, minha gente!

CORRENTEZA DO BEM E PASSOS MÁGICOS

Como parte do Desafio Speedo 40, os escolhidos levaram materiais escolares para serem doados à Instituição Passos Mágicos e foi o que aconteceu: temos muito orgulho de comunicar que superamos as expectativas e enchemos várias sacolas com mimos para as crianças que poderão estudar com dignidade e seguir aprendendo cada dia mais. Nosso muito obrigado aos nadadores que entraram nessa corrente com a gente, à Ecofit que ajudou na organização, no recolhimento das doações e em todos os detalhes essenciais para que este dia pudesse ter sido o sucesso que foi.

O FRIO ESTAVA SÓ DO LADO DE FORA

As temperaturas baixas não desanimaram os presentes. Foi nítido o empenho deles e o clima de competição saudável entre cada participante. Mesmo depois que os exercícios terminaram, pudemos acompanhar a galera conversando da sala de concentração até do lado de fora, no estacionamento da Ecofit.

Enfim, foi muito bacana de ver! O próximo treino deve acontecer em breve e nas redes sociais vocês podem acompanhar o desafio de perto. Até a próxima!

Equipe Speedo MultiSport

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