Dia Mundial da Natação ajuda a promover o esporte

08
abr 2017
O Dia Mundial da Natação, comemorado em 08 de abril, foi criado para reverenciar essa atividade física e, também, para promovê-la como esporte. A prática da natação se confunde com a adaptação do homem ao mundo, já que a espécie teve que aprender a se sustentar na água como um instinto de sobrevivência. No Brasil, a natação chegou como esporte em 1897 e, um ano depois, o primeiro campeonato já foi realizado. Há inúmeros fatores que colaboraram para que a natação fosse cultivada como uma prática esportiva no país.

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O fato de a natação trabalhar quase todos os músculos do corpo e, ainda, auxiliar no desenvolvimento de energias vitais ao organismo, como a capacidade cardiovascular e respiratória, faz com que ela seja um dos esportes mais praticados no Brasil. Os benefícios da natação ajudam a mantê-la como um exercício físico de alto rendimento e as trajetórias vitoriosas dos atletas brasileiros incentivam a prática do esporte desde a natação infantil até a natação para idosos, tanto feminina quanto masculina.

No Dia Mundial da Natação, também lembramos o quanto a evolução dos acessórios que os atletas utilizam foi fundamental para tornar esse esporte popular e com altos índices de desempenho. Desde que nadar tornou-se um esporte, toucas, óculos, sungas, maiôs foram desenvolvidos para levarem os atletas a performances cada vez mais rápidas. A tecnologia presente nos melhores equipamentos contribui decisivamente para a alta performance dos atletas.

Que o dia 08 de abril sirva como uma data para lembrar-se da importância da natação para a evolução humana e, claro, para enaltece-la como um esporte que tanta alegria traz para os nadadores brasileiros.

Mitos e verdades sobre o vôlei de praia

16
mar 2017

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Derivado do voleibol de quadra, o vôlei de praia tem basicamente o mesmo formato. Uma quadra dividida em duas partes por uma rede, onde as equipes têm o objetivo de fazer com que a bola toque no campo adversário para somar um ponto. As principais diferenças estão no solo e no número de jogadores. O voleibol de praia deve ser praticado na areia e as equipes podem conter de dois a quatro atletas (nas olimpíadas os jogos são realizados em duplas). Não se sabe ao certo onde esse esporte foi criado, o que se sabe é que o Brasil é a casa dos principais atletas da modalidade.

O que você precisa saber sobre o vôlei de praia…

– A partida é dividida em sets. Cada set é finalizado quando existe uma diferença de dois pontos e uma das equipes chega aos 21 pontos. Em caso de diferença menor que dois pontos a partida continua até que uma das equipes consiga a vantagem.

– Cada equipe tem direito a uma pausa (tempo) por set, paralisando o jogo por 30 segundos.

– Toda vez que uma das equipes conquista um ponto, os jogadores mantem a posse de bola realizando um novo saque.

– Não é só quem mora nas proximidades do litoral que pode praticar o esporte. Muitas cidades contam com clubes, praças e parques que possuem uma quadra de vôlei de praia.

– Os uniformes para o jogo variam, porém, na maioria das vezes os homens usam calções de banho e camiseta. Já as mulheres adotam um sunquíni.

– O Brasil é a principal potência do esporte e os atletas que vestem o uniforme verde e amarelo conquistam as principais competições do vôlei de praia.

– Além de ajudar no seu condicionamento físico ainda ajuda você a colocar em prática o seu companheirismo e espirito de equipe, então…. Que tal uma partidinha com os amigos?

Alimentação pós-treino: Musculação

02
mar 2017

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Anteriormente ressaltamos aqui em nosso blog os benefícios da ALIMENTAÇÃO PRÉ-TREINO, e agora chegou a vez de esclarecer algumas dúvidas sobre o que comer após a musculação. Muitas pessoas deixam de comer após o treino, com o intuito de emagrecer de maneira mais rápida, porém, isso é um erro! Sem os nutrientes necessários o corpo não consegue regenerar-se e funcionar de maneira adequada, fazendo com que o organismo acumule a próxima alimentação como fonte de energia. Vamos ao que interessa…

Consuma carboidratos, sim…

Assim como no pré-treino os carboidratos possuem um papel importantíssimo no pós-treino. O consumo desses alimentos ajuda o corpo a repor a reserva de glicogênio, possibilitando que seu corpo saia do estado catabólico, quando ocorre a diminuição do tamanho e da função celular, e entre no estado anabólico, aumento do tamanho e função celular. Nesse caso, os alimentos abaixo são os mais indicados:

– Leite desnatado
– Granola
– Clara de ovo,
– Peito de Frango

Proteínas, também!

Assim como os carboidratos, as proteínas são fundamentais após o treino de musculação. Imprescindíveis no processo de construção muscular, não são todas as proteínas que podem ser consumidas no pós-treino. O ideal é o consumo de proteínas com alto valor biológico, tais como:

– Peixe
– Carne
– Claras de ovo
– Queijo cottage

Agora, você não precisa fechar a boca após o treino. Alimente-se! A boa alimentação ajuda você a alcançar os seus objetivos de maneira mais rápida e saudável.

Alimentação pré-treino: Musculação

15
fev 2017

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A musculação é uma forte aliada para aqueles que buscam uma vida mais saudável, um aumento de força física, melhoria na postura ou até mesmo um auxílio para tratar doenças musculares e metabólicas. Esse treinamento de força ajuda e exige muito do atleta, portanto a alimentação correta faz toda a diferença. Hoje falaremos um pouco sobre os alimentos pré-treino e a importância deles para um treino mais benéfico e eficiente.

Consuma carboidratos…

Principal fonte energética, os carboidratos possuem um papel importantíssimo no pré-treino. O consumo desses alimentos possibilita ao atleta um ganho de disposição e aumento em seu desempenho físico devido ao glicogênio que abastece e fortifica os músculos. Você pode encontrar essa “forcinha” em diversos alimentos e ir com força total para o seu treino.
Abaixo listamos alguns alimentos que possuem esse aspecto energético:

– Arroz integral
– Arroz branco
– Arroz parabolizado
– Batata doce
– Macarrão integral
– Aveia
– Frutas

Mas não se esqueça das proteínas.

Agora sabemos que o carboidrato é imprescindível para dar aquele up em nosso treino, mas e a proteína? Como ela pode me ajudar? Quando consumido regularmente esse componente é responsável pela construção de músculos, aumentando o metabolismo e queimando a gordura mais rapidamente. Além disso, ajuda o seu corpo a evitar lesões e a melhorar a recuperação das células musculares. Conheça alguns alimentos que podem auxiliar na sua dieta:

– Peito de frango
– Clara de ovos
– Peixe
– Peito de peru
– Patinho moído

Agora é só preparar o seu prato, alimentar-se 30 minutos antes da atividade, partir para a musculação e colher os frutos de uma boa dieta com o treino adequado.

Melhore sua coordenação motora com o tênis de mesa

01
fev 2017

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O tênis de mesa surgiu no século XIX e hoje em dia é um dos esportes mais populares do mundo, caindo, cada vez mais, no gosto de todos. Uma partida do popularmente conhecido “Pingue pong” exige muita concentração, agilidade e rapidez desenvolvendo aspectos físicos e mentais do competidor. Você ainda não pratica o esporte? Então conheça os principais benefícios e comece agora.

Coordenação motora

A pratica frequente desse esporte ajuda o atleta a desenvolver sua coordenação motora, estimulando respostas rápidas a determinadas ações, tanto no jogo quanto no cotidiano.

Resistência

O esforço físico exigido em uma partida de “pingue pong” ajuda a melhorar o seu nível de resistência. Quanto mais praticado, mais resultados aparecerão.

Agilidade

O tênis de mesa desenvolve a velocidade e a capacidade de raciocínio rápido por ser um jogo extremamente dinâmico. Qualquer descuido resulta em um ponto para o adversário.

Melhora no desempenho escolar e profissional

Os aspectos desenvolvidos pela modalidade estão diretamente ligados ao nosso dia a dia resultando em uma melhora considerável nas atividades desenvolvidas em casa, na escola e até mesmo no trabalho.

Além dos aspectos físicos e mentais, esse jogo ainda acumula outras vantagens.
– Pode ser praticado paralelamente aos estudos e trabalho
– É um ótimo esporte para dias chuvosos
– Quando praticado com os amigos fica muito mais divertido

Prepare sua raquete, lance a bolinha e divirta-se com o esporte de raquetes mais rápido do mundo.