Alimentação pré-treino: Musculação

15
fev 2017

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A musculação é uma forte aliada para aqueles que buscam uma vida mais saudável, um aumento de força física, melhoria na postura ou até mesmo um auxílio para tratar doenças musculares e metabólicas. Esse treinamento de força ajuda e exige muito do atleta, portanto a alimentação correta faz toda a diferença. Hoje falaremos um pouco sobre os alimentos pré-treino e a importância deles para um treino mais benéfico e eficiente.

Consuma carboidratos…

Principal fonte energética, os carboidratos possuem um papel importantíssimo no pré-treino. O consumo desses alimentos possibilita ao atleta um ganho de disposição e aumento em seu desempenho físico devido ao glicogênio que abastece e fortifica os músculos. Você pode encontrar essa “forcinha” em diversos alimentos e ir com força total para o seu treino.
Abaixo listamos alguns alimentos que possuem esse aspecto energético:

– Arroz integral
– Arroz branco
– Arroz parabolizado
– Batata doce
– Macarrão integral
– Aveia
– Frutas

Mas não se esqueça das proteínas.

Agora sabemos que o carboidrato é imprescindível para dar aquele up em nosso treino, mas e a proteína? Como ela pode me ajudar? Quando consumido regularmente esse componente é responsável pela construção de músculos, aumentando o metabolismo e queimando a gordura mais rapidamente. Além disso, ajuda o seu corpo a evitar lesões e a melhorar a recuperação das células musculares. Conheça alguns alimentos que podem auxiliar na sua dieta:

– Peito de frango
– Clara de ovos
– Peixe
– Peito de peru
– Patinho moído

Agora é só preparar o seu prato, alimentar-se 30 minutos antes da atividade, partir para a musculação e colher os frutos de uma boa dieta com o treino adequado.

Melhore sua coordenação motora com o tênis de mesa

01
fev 2017

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O tênis de mesa surgiu no século XIX e hoje em dia é um dos esportes mais populares do mundo, caindo, cada vez mais, no gosto de todos. Uma partida do popularmente conhecido “Pingue pong” exige muita concentração, agilidade e rapidez desenvolvendo aspectos físicos e mentais do competidor. Você ainda não pratica o esporte? Então conheça os principais benefícios e comece agora.

Coordenação motora

A pratica frequente desse esporte ajuda o atleta a desenvolver sua coordenação motora, estimulando respostas rápidas a determinadas ações, tanto no jogo quanto no cotidiano.

Resistência

O esforço físico exigido em uma partida de “pingue pong” ajuda a melhorar o seu nível de resistência. Quanto mais praticado, mais resultados aparecerão.

Agilidade

O tênis de mesa desenvolve a velocidade e a capacidade de raciocínio rápido por ser um jogo extremamente dinâmico. Qualquer descuido resulta em um ponto para o adversário.

Melhora no desempenho escolar e profissional

Os aspectos desenvolvidos pela modalidade estão diretamente ligados ao nosso dia a dia resultando em uma melhora considerável nas atividades desenvolvidas em casa, na escola e até mesmo no trabalho.

Além dos aspectos físicos e mentais, esse jogo ainda acumula outras vantagens.
– Pode ser praticado paralelamente aos estudos e trabalho
– É um ótimo esporte para dias chuvosos
– Quando praticado com os amigos fica muito mais divertido

Prepare sua raquete, lance a bolinha e divirta-se com o esporte de raquetes mais rápido do mundo.

Iniciando no Triathlon

16
jan 2017

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Se você está pensando em começar no Triathlon, seja por lazer ou competição, esse texto é para você. O esporte vem crescendo e ganhando notoriedade cada vez mais entre corredores, ciclistas, nadadores e até quem não pratica nenhum esporte. Muitos atletas buscam se aventurar nessa modalidade desafiadora, porém, todo cuidado é bem-vindo na hora de se testar em um novo esporte. Chegou a hora de começar.

Conheça o esporte!

O Thriatlon surgiu por volta de 1970 e combina a prática de 3 modalidades: ciclismo, corrida e natação. Ganhou espaço olímpico em 2000, em Sidney, e desde então não parou de crescer. A principal e mais famosa competição é o Ironman, onde homens e mulheres colocam a prova todo seu esforço, treinamento duro e condicionamento físico afim de testar seus limites a cada prova.

Preparar…

Todo esporte requer alguns cuidados antes de sua prática, e o Thriatlon não poderia ser diferente. Consulte um médico e faça alguns exames como: eletrocardiograma e exames de sangue gerais são indicados para quem quer iniciar no esporte.

Apontar…

Trace um objetivo, pense se pretende treinar por lazer, melhorar o seu condicionamento físico ou se planeja competir em alto nível. Depois disso, acione um profissional que te ajudará a planejar o treino ideal de acordo com suas metas.

Treinar!

Chegou a hora de trabalhar! Sempre acompanhado de um profissional, comece o treino em ritmo mais leve e aumente a dose e a intensidade progressivamente. A evolução de maneira consciente e supervisionada ajuda a evitar lesões e desgastes excessivos para o seu corpo. O descanso e a boa alimentação são fortes aliados para uma evolução mais rápida e efetiva, siga uma dieta balanceada e dê intervalos entre um treino e outro.

Tenha paciência! Treine, alimente-se bem, descanse e prepare-se para repetir isso muitas e muitas vezes. O triatleta não surge da noite para o dia, se você pretende entrar nesse mundo saiba que todo esforço será recompensado.

Esportes para praticar no verão

04
jan 2017

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O verão chegou! Muito sol, férias e, é claro, esporte. A estação do ano mais esperada por muitos traz muito mais do que o calor e as férias. O verão reaviva e estimula nas pessoas a vontade de praticar algum esporte ou atividade física. Pensando nisso, listamos alguns esportes para você começar a praticar neste verão.

Caminhada

Caminhar é sempre saudável, faz bem para o corpo, ajuda a espairecer e ainda queima calorias. Por que não aproveitar o fim de tarde, já que a sensação de calor diminui, para dar uma volta em algum parque? O hábito de caminhar, pelo menos 2h30 por semana, combinado a uma alimentação saudável pode trazer incontáveis benefícios para você e sua saúde.

Vôlei de praia

O destino de muitas pessoas, nas férias de verão, é a praia. Essa época do ano combina muito com esse esporte. O vôlei de praia é muito comum no Brasil e pode ser praticado em duplas ou times, estimulando o espírito de equipe. Especialistas afirmam que, quando praticado frequentemente, o vôlei de praia ajuda a tonificar os músculos e o contato com a praia potencializa a sensação de bem-estar.

Frescobol

Tipicamente praiano, o frescobol é jogado por duas pessoas ou mais. O esporte tem como principal objetivo potencializar e cultivar a amizade. Seu estilo cooperativo o diferencia de muitos esportes e é ideal para você que pensa em desenvolver o seu companheirismo e quer deixar de lado a competitividade.

Nado em mar aberto

Recentemente demos dicas para treinos nessa modalidade, e não poderíamos deixá-la de lado quando o assunto é verão. Indicado para atletas com mais preparo e experiência, esse esporte ajuda você que não quer deixar a sua rotina de treino de lado, mesmo estando de férias. Se estiver pelo litoral, que tal umas braçadas?

Corrida

A corrida, muito similar a caminhada, traz diversos benefícios para a sua saúde e seu corpo. Considerada um dos melhores exercícios para o coração, esse esporte fortalece seus ossos e articulações por meio do impacto decorrente da prática do exercício. Quando realizada na areia, ameniza o impacto e intensifica o preparo, pois exige mais esforço físico do atleta no momento da propulsão.

Seja caminhando, correndo, seja nadando, chegou a melhor hora para praticar. Aproveite o verão! Comece agora a desenvolver aspectos físicos e comportamentais por meio da prática de esportes.

Dicas e cuidados para treinos em mar aberto.

16
dez 2016

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Com a chegada do verão e das férias, nada melhor do que aproveitar a viagem ao litoral para treinar no mar, sempre com segurança.

Um dos pontos mais importantes é focar na direção e não na velocidade. No mar vasto e aberto você deve prestar atenção para onde está indo a cada braçada, pois a correnteza pode influenciar e te pegar de surpresa. Garanta também que seus óculos ofereçam boa visibilidade mesmo em dias muito quentes.

Procure nadar com uma touca de cor chamativa, laranja, amarelo, vermelho, etc. Assim fica mais fácil de outras pessoas e embarcações visualizarem você na água.

Também é recomendável passar um pouco de vaselina nas axilas, na parte de trás do pescoço e entre as pernas, assim ajuda a evitar que o sal do mar irrite estas áreas devido aos movimentos do nado.

Se você não conhece muito bem a praia e as correntes locais, converse com um salva-vidas para nadar no lugar mais seguro possível e siga todas as recomendações.

Lembre-se que o cuidado também deve ser levado para fora da água. Avise alguém que você está indo nadar para que essa pessoa esteja atenta, mesmo da areia, e possa te ajudar caso ocorra algum imprevisto.

E como em qualquer outro lugar, mantenha-se hidratado! Beba bastante água antes de sair e na volta também.

Boa praia e bom treino!