Correndo das doenças

15
jan 2016

Correr é um santo remédio. E coloca santo nisso! Problemas físicos, emocionais, mentais e vários outros males são combatidos e prevenidos através da simples prática da corrida de rua. Dê só uma olhada na lista de coisas que passam longe dos corredores:

Depressão, distúrbios de ansiedade e afins

Você já deve ter ouvido ou lido isso em algum lugar: Correr libera endorfina, o neurotransmissor responsável pela disposição, bom-humor, alívio de dores e otimização do sistema imunológico. Ou seja, a endorfina é, basicamente, uma das maiores aliadas de quem está sofrendo nas mãos de uma doença psicológica.

Os relatos de pessoas que se sentem muito mais dispostas e bem humoradas, mesmo após correrem grandes distâncias, são muitos. O alívio pode não ser imediato, mas é duradouro e no combate destes males, constância é algo indispensável.

Osteoporose

E ainda tem gente que acredita que a corrida faz mais mal do que bem pra quem sofre de osteoporose. Besteira!

Para quem não sabe, a osteoporose é um distúrbio caracterizado pela diminuição da densidade óssea. Numa conta simples, menos cálcio resulta numa densidade menor. Isso faz com que os ossos fiquem muito mais suscetíveis a lesões e fraturas.

No entanto, quem corre passa por dois processos que ajudam no fortalecimento ósseo: o primeiro é a ativação dos músculos e ossos, o que ajuda na consolidação do cálcio pelo esqueleto. O outro é o aumento da produção da vitamina D, substância que ajuda a absorção do cálcio. Como? Simples: por ser um esporte muito praticado a céu aberto, os corredores são mais suscetíveis ao Sol, algo importante para a produção dessa vitamina.

Asma

Realizada sob o olhar atento de um médico e de um preparador físico, a corrida é uma grande arma contra a asma e outras complicações do tipo. Ela estimula o desenvolvimento aeróbico, além de fortalecer os órgãos que compõem o sistema respiratório.

Além disso, a corrida e a prática de outras atividades físicas mantêm o peso sobre controle, o que é algo que influência muito o aparecimento das enfermidades citadas acima.

Então, bora correr e ser mais saudável?

Da piscina para o mar

08
jan 2016

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Morar longe do mar não é desculpa para nadadores de verdade. Se eles tiverem acesso a uma piscina e um pouco de força de vontade podem se preparar para nadar onde for. Como? Assim:

De olhos bem fechados

Uma das maiores dificuldades de quem troca as piscinas pelo mar é a orientação. Na natação em piscinas, os nadadores se acostumam a utilizar o fundo das mesmas para se orientar e alinhar o corpo. No mar não há essa moleza e, muitas vezes, um nado que deveria ser reto, acaba com alguns bons vários metros de desvio.

Quer ter um resultado melhor? Treine nadar de olhos fechados na piscina. Faça isso umas 10 vezes (ida e volta) e, depois, repita a dose com os olhos abertos e retos. Repita o exercício até perceber que você conseguiu se manter numa linha reta constante enquanto nadava com os olhos fechados.

Treine saídas rápidas e fortes

Uma outra característica da natação em águas abertas é a sua saída rápida. Quem já participou ou assistiu uma prova realizada no mar sabe que o bolo de atletas que se forma no começo da competição é um tormento. Por isso mesmo, a elite costuma imprimir um ritmo mais veloz nas saídas, na esperança de se distanciar ao máximo dessa turma.

Ah! Aproveite acostume-se a baixar o ritmo de forma gradual também. De nada adianta tentar nadar na sua velocidade máxima durante toda a prova: você só vai se cansar mais rápido e não terá energias para dar um gás na reta final.

Nade economicamente

Falando em gás, a forma mais eficiente de economizar energia dentro da água é nadando um número maior de metros com menos braçadas. Conte quantos movimentos você precisa para ir de uma extremidade da piscina até a outra e vá abaixando esse número nos seus treinos.

Os primeiros passos de um corredor

01
jan 2016

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Na hora da virada, vale prometer de tudo: de parar de fumar até comer de forma mais saudável. Mas, a vida não é feita só de promessas: quem quiser ver mudança precisa correr atrás. Falando em mudanças e corrida, você não tinha prometido que iria começar a correr? Pois bem, separamos algumas dicas para corredores iniciantes. Leia todas e trate de colocar o pé na rua, já!

Ter um plano de treino ajuda!

Uma das coisas que mais fazem as pessoas desistirem de correr (e de se exercitarem de modo geral) é a falta de planejamento. Esse problema tende a se manifestar através daquela sensação de “não estar evoluindo”. Oras, se você não sabe para onde vai, como pode saber se você evoluiu ou não?

Aproveite o começo do ano para arrumar um treinador e traçar algumas metas. Esse período mais pacato é perfeito para isso. Assim, você já começa a correr com um objetivo em vista.

Caso o orçamento não esteja a seu favor, a dica é não chutar alto. Determine objetivos realistas, se necessário, até um pouco abaixo do que você conseguiria desempenhar. Sua prioridade nesse começo de carreira de corredor é adquirir o hábito da corrida. E, se existe algo capaz de animar qualquer um, é ter uma meta atingida, por menor que ela seja!

Relaxa e corre!

Relaxe! Solte as suas pernas e os seus braços! Não é por que você está começando a correr que precisa forçar cada músculo do seu corpo. Para falar a verdade, quanto mais relaxados estiverem os seus membros, melhor! Assim, você evita as dores após o treino e as câimbras durante o mesmo!

A única coisa com a qual você precisa se preocupar é a postura da sua coluna. Lembre-se de mantê-la ereta! Você não precisa ficar se cobrando e nem se policiando demais, mas, sempre que se lembrar, coloque ela no lugar. Fazendo isso, aos poucos você vai adquirindo o hábito de correr com ela na posição correta.

Respira, inspira!

Essa é a dica de ouro! A respiração correta é um dos aspectos mais importantes de qualquer esporte. Se quiser ser um bom corredor, você terá que treinar a sua respiração. Acostume-se a inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Dessa forma, você puxa mais oxigênio para dentro do seu organismo e exala mais dióxido de carbono para fora dele.

Retrospectiva 2015: O melhor dos atletas da Speedo Elite Team

25
dez 2015

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2015 foi um grande ano para os atletas do Speedo Elite Team. Foi conquista atrás de conquista! Como não poderia deixar de ser, nós também vamos fazer uma breve retrospectiva, lembrando três pontos altos do ano que está acabando.

Prata histórica do Nicholas Santos nos 50m borboleta em Kazan

Numa prova dominada por rivais franceses e brasileiros, quem brilhou foi o veterano do Speedo Elite Team, Nicholas Santos. Ele nadou muito bem os 50m borboleta do Mundial de Kazan, numa sucedida tentativa de agarrar a medalha que havia lhe escapado no Mundial de 2013.

Ao final da prova, Nicholas havia conquistado a 4ª medalha do Brasil na competição. Ele também se tornou o medalhista mais velho da história dos Mundiais, feito realizado aos 35 anos de idade.

Uma medalha de cada cor para a Ana Marcela Cunha, também no Mundial de Kazan

Sabe o que é melhor do que uma medalha? Três medalhas: Uma de ouro, outra de prata e uma de bronze. E não é que a dona Ana Marcela conseguiu uma de cada?

A vitória veio nos 25km de maratona aquática. Ana já havia faturado a prata e o bronze, nos 5km e 10km, respectivamente. Mas, como a boa guerreira que é, as colocações anteriores não bastavam, ela queria o ouro. E conseguiu. Aliás, foi o 1º ouro do Brasil na competição!

Etiene Medeiros e o 1º ouro brasileiro em um Pan-Americano

Sempre batia na trave: Mesmo depois de excelentes participações, a natação feminina brasileira nunca havia dado uma bola dentro no Pan-Americano. Bronze e prata eram nossas companheiras constantes e nada indicava que isso iria mudar… até a Etiene decidir que era hora de levar um ouro do Pan-Americano pra casa.

A conquista veio nos 100m costas, após uma prova tecnicamente impecável. Como se um pódio não bastasse, menos de duas horas depois, ela voltou a subir ao pódio, dessa vez, para receber a prata dos 50m livres.

Por um Natal cheio de Speedo para você!

18
dez 2015

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Falta uma semana para o Natal e os maiores presentes que você pode dar para a sua família são saúde e bem-estar. Para isso, incentive as pessoas que você ama a praticarem esportes, dando a elas presentes Speedo. Você vai ver que, em pouco tempo, elas vão se encher de vida praticando esportes ao nosso lado!

Natação

O Speedo Splash Kit, aquele que vem com o Deelo, o simpático jacarézinho da Speedo, é ideal para as crianças que estão aprendendo a nadar. Para os mais velhos, os shorts Authentic Vintage Trunks são uma excelente pedida. Eles combinam a qualidade dos produtos Speedo com um estilo que vai se destacar nas praias e piscinas! E as moças têm toda uma linha de belos maiôs para escolherem!

Fitness

A Speedo possui uma maravilhosa linha de aparelhos Fitness para você montar a sua própria academia particular. Esteiras, bicicletas, estações elípticos de ponta são todos prontos para acompanhar você na sua rotina de musculação.

Multisport

Seu corpo precisa de liberdade de movimento, seja para correr, praticar outro esporte ou ir até a academia. A linha Multisport da Speedo é a resposta perfeita para essa sua necessidade. É o melhor da tecnologia esportiva ao seu dispor!

Acesse o site da Speedo e confira toda a nossa linha de produtos! O presente que vai alegrar o seu Natal e o de quem você ama está lá! http://www.speedo.com.br/produtos