Travessia marítima

26
jun 2015

26_06_blog_natacao

 

A piscina é seu habitat natural, mas, depois de enfrentar diversas braçadas e raias, você quer superar outros desafios, certo? Mudar o cenário pode ser uma das alternativas, você pode se aventurar na travessia marítima.

Nadar em mar aberto e na piscina são modalidades bem diferentes. Você precisa se precaver ainda mais dos obstáculos que terá que enfrentar em mar aberto.

Há muitas diferenças entre um e outro, sendo algumas negativas e outras positivas. No mar você não consegue enxergar o fundo, além disso, a água apresenta diversas tonalidades que podem gerar um nervosismo para o atleta, por isso, se acalme na hora de nadar.

Mas não são só pontos negativos que cercam a travessia marítima. Por causa do sal a água do mar é mais densa, facilitando assim a flutuação do corpo. Além disso, a velocidade do nado no mar tende a ser maior do que o da piscina.

Antes de participar da travessia, ou de qualquer outra prova, treine bastante. Travessias de 5.000m requerem, pelo menos, um treino regular de quatro à seis horas, percorrendo, pelo menos, 50% da distância do percurso que você irá atravessar. Não faça seus treinamentos sozinhos, tenha sempre o auxílio de um treinador e, se for o caso, realize exames médicos antes da prova.

Se for sua primeira travessia marítima, peça que seu treinador te acompanhe. Oriente-se por um ponto de referência para não se perder, como barcos, competidores ou outro ponto que te deixe mais confortável.

Depois de sua travessia, e de tudo dar certo, providencie um agasalho. Hidrate-se com isotônicos e depois com água. Beba nesta ordem, senão seu corpo, com estômago vazio não absorverá tão bem os líquidos. Faça um alongamento leve e depois de 20 minutos repita os movimentos com mais intensidade.

A travessia marítima elevará seu extinto de campeão e te dará forças para lutar dentro do mar sempre. Para isso se prepare bem e tenha uma ótima travessia!

Equipamentos para nadar mais e melhor: nadadeira e prancha

18
jun 2015

18_06_blog_natacao_v2

 

Existem muitos equipamentos que podem auxiliar no seu treino diário de natação.

Conheça um pouco mais sobre os principais e melhore a sua performance.

 

Nadadeira

A nadadeira, também conhecido como pé de pato, é um dos equipamentos mais famosos da natação.

Sua mais importante razão para o uso é o fato do consumo de oxigênio ser aumentado, assim como o condicionamento cardiovascular. Além disso, a nadadeira também ajuda no ganho de força e flexibilidade.

A utilização do equipamento aumenta a força nas pernas, uma vez que nadar com nadadeira é a mesma coisa que levantar pesos. Com os músculos mais fortes, o nadador é capaz de nadar mais depressa.

Ele também melhora a flexibilidade dos tornozelos. O uso constante do equipamento alonga os tornozelos por causa do peso extra, isso faz com que a flexibilidade aumente para se movimentar em todas as direções, consequentemente, tornando a batida da perna muito mais eficiente.

Isso é importante porque os tornozelos, normalmente, funcionam como ganchos, o que faz com que as pessoas nadem para trás. Os bons nadadores, ao contrário, alongam os tornozelos de modo que as articulações formem uma linha reta com a perna por causa da carga extra.

Nadar com as nadadeiras também acrescentam propulsão extra à braçada, o que também faz com que o nadador ganhe mais velocidade.

Um dos objetivos de nadar com velocidade com as nadadeiras é nadar com também maior velocidade ao retirá-las, já que o nadador vai estar mais rápido e leve sem o equipamento. O seu corpo não sabe que você está usando a nadadeira, somente que você está indo mais rápido e isso é um grande elemento para elevar o nível do seu condicionamento mais rápido.

Ao nadar com nadadeira, o corpo do nadador flui mais fácil, se move com mais leveza e menos esforço.

Quanto for escolher o seu equipamento, aqueles modelos utilizados pelos mergulhadores não devem ser usados para a natação porque, apesar de serem ótimos para o scuba diving, são muito compridos e fazem os movimentos dos pés ficarem muito curtos e lentos trazendo poucos benefícios no treinamento.

Já os modelos usados para nado são mais curtos, com tipos flexíveis ou rígidos, dependendo do objetivo. Os flexíveis são mais comumente utilizados por nadadores de todos os níveis, enquanto os rígidos ajudam a variar a velocidade dos treinos de quem já usa o pé de pato há algum tempo.

 

Prancha

As também famosas pranchinhas são um excelente método para aumentar a força nas pernas, a técnica da pernada e aumentar a confiança dentro da água.

Entretanto, elas não são indicadas para os iniciantes uma vez que eles precisam aprender a flutuar. Nesse caso, a prancha pode acabar virando uma “muleta”.

Outros benefícios da prancha é intensificar o trabalho dos membros inferiores, ajudar quem tem dificuldade em flutuar, auxiliar no desenvolvimento da resistência, força e velocidade.

Os materiais de que as pranchas podem ser feitas vão de borracha à base de isopor.

 

Agora é só correr para a Speedo Store mais próxima de você e encontrar os melhores equipamentos.

Infográfico de Maratonas Aquáticas

12
jun 2015

infografico_speedo_maratonas_aquaticas

Viu só como o mundo das maratonas aquáticas é interessante? E tende a ficar ainda mais: a modalidade tem crescido nos últimos anos, junto com o aumento de interesse de atletas de todos os tipos por esportes de alta performance. O jeito é ficar de olho e acompanhar de perto!

 

E não se esqueçam: amanhã tem XX Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas! Não percam!

Resultados 1ª Etapa da Speedo Run Series:

03
jun 2015

Speedo_ArnoldPessoal, saíram os resultados da 1ª etapa da Speedo Run Series realizada no Rio de Janeiro, no último domingo (30/05).

Confiram o Top Five de cada categoria:

Resultado 5km Masculino (Top Five)

CLASS NUM NOME BRUTO RITMO LÍQUIDO
1 1445 Ronald Jefferson 00:16:45,915 00:03:21,183 00:16:45.915
2 1235 Jose Adriano de Oliveira 00:16:57,498 00:03:23,500 00:16:55.545
3 1500 Zenivaldo Ancelmo de Souza 00:17:35,544 00:03:31,109 00:17:33.169
4 1276 Lucas Pinto 00:17:43,124 00:03:32,625 00:17:41.947
5 1182 Fernando Giolo 00:18:07,787 00:03:37,557 00:18:05.508

Resultado 5km Feminino (Top Five)

CLASS NUM NOME BRUTO RITMO LÍQUIDO
1 1045 Ana Paula De Souza 00:21:03,441 00:04:12,688 00:21:02.367
2 1256 Ladijane da Silva Gonçalves 00:22:34,723 00:04:30,945 00:22:32.898
3 1118 Cyntia Barbara Tarrafo Andrade Correa 00:22:39,746 00:04:31,949 00:22:39.746
4 498 Raquel Borges 00:23:16,431 00:04:39,286 00:23:15.529
5 1519 Marcella Assimos das Neves Silva 00:23:34,522 00:04:42,904 00:22:47.971

Resultado 10km Masculino (Top Five)

CLASS NUM NOME BRUTO RITMO LÍQUIDO
1 509 Carlos Mattos Lopes 00:34:37,994 00:03:27,799 00:34:34.817
2 18 Alessandro Guzman 00:35:21,154 00:03:32,115 00:35:20.950
3 408 Alexandre Moura 00:36:02,010 00:03:36,201 00:36:00.014
4 307 Ronan de Souza Bernini 00:36:22,020 00:03:38,202 00:36:18.927
5 21 Alexandre Anesi Maximiliano 00:36:26,358 00:03:38,636 00:36:23.770

Resultado 10km Feminino (Top Five)

CLASS NUM NOME BRUTO RITMO LÍQUIDO
1 183 Katia Lourenco Pinto de Almeida 00:42:28,838 00:04:14,884 00:42:26.486
2 281 Priscila Lourenco Pinto de Almeida 00:42:29,039 00:04:14,904 00:42:27.218
3 230 Marcia Moreira Ferreira 00:45:19,968 00:04:31,997 00:45:14.646
4 122 Erica Santana de Oliveira 00:48:45,034 00:04:52,503 00:48:41.894
5 43 Andrea Pereira da Costa de Melo 00:51:50,195 00:05:11,019 00:51:40.941

Não encontrou o seu nome aí? Sem problemas: Disponibilizamos o arquivo na integra, com todas as colocações, aqui:

Nadando pelo futuro: o que espera os jovens nadadores

03
jun 2015

03_06_natacao_blog

A rotina de treinos é puxada: jovens nadadores que decidem seguir pelo caminho do esporte precisam estar cientes de que o sucesso exigirá alguns sacrifícios. Sabe aquela vida de agito que os adolescentes levam? Bom, seria mentira dizer que você se despedirá totalmente dela, mas é bom saber que ela também não será a mesma, nem de longe.

Tudo na vida de um esportista, independente do esporte, é muito bem controlado. Baladas? Não. Em época de torneios importantes, então, nem pensar. Alimentação é um caso à parte. Você muito provavelmente receberá instruções de um especialista e vai ter que segui-las à risca. Nada de fast food!

Não se espante com a rotina diária de treinamentos. Normalmente, os mais jovens passam uma média de três a quatro horas praticando, ajustando a execução dos estilos básicos de natação, além de rotinas especializadas de treinos como os de força, entrada na piscina, resistência e velocidade, só para citar alguns. Se necessário, e levando em conta o tipo físico e a idade do nadador, outras atividades, como musculação, podem surgir no dia a dia.

E em cima disso tudo, ainda há um bom apoio psicológico, que acompanha de perto como essa vida de alta performance e competições frequentes impacta na psique dos jovens.

Mas não pense que nem tudo são flores. A realidade de quem se dedica a natação, ou aos outros esportes, é sim exigente, mas tem suas vantagens: você fará amigos, vários. Tanto com os colegas de equipe, quanto turmas de outras regiões que se encontram nos torneios. Vai ter uma saúde ferro também! E disciplina, autoconfiança, energia não vão mais te faltar.

Mas o melhor de tudo é a sensação de missão cumprida ao subir no pódio e a felicidade obtida ao se fazer aquilo que gosta. =D