CAMPEONATO ABSOLUTO DE NATAÇÃO TROFÉU JOSÉ FINKEL

23
ago 2018

Em agosto, acontece o Campeonato Absoluto de Natação Troféu José Finkel e, durante cinco dias, grandes atletas da modalidade vão cair na piscina para concorrer em provas individuais e de revezamento. Além das medalhas, o campeonato garante vagas no Mundial de Natação da China, em dezembro de 2018. Quer saber mais sobre essa competição em que nossos atletas do Speedo Elite Team vão participar? Continue lendo o texto e fique por dentro!


Quem é José Finkel e qual sua importância para a natação?

José Finkel nasceu em 1954 e, aos 16 anos de idade, já era considerado o melhor nadador do estilo peito do Centro Israelita de Curitiba. No mesmo ano em que recebeu esse título, em 1970, foi para Porto Alegre para uma competição do Grêmio Náutico União. Durante os treinos, uma situação surpreendeu a todos: Finkel se sentiu mal e, ao fazer exames, descobriu que tinha câncer nos vasos linfáticos. Infelizmente, com os recursos mais precários da época, o jovem faleceu algumas semanas depois do diagnóstico.

Com a notícia, os atletas do estado do Paraná ficaram bastante abalados e o então presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Berek Krieger, criou uma competição de inverno com o intuito de tirar o clima sombrio e voltar a animar seus nadadores. Com o apoio de patrocinadores, em 1972, foi disputado o primeiro Troféu José Finkel nas piscinas de 25 metros do Centro Israelita de Curitiba, aberto para nadadores de todo o País.


2018 é a vez de SP receber essa competição tão especial.

Agora, a partir do dia 24/08, o Clube Pinheiros, em São Paulo, é que abre as portas para receber atletas focados em pontuar e levar as melhores colocações na final, dia 28/08. Afinal, a competição vale 20 vagas para o Mundial de Natação da China!
Em cada ano, o Mundial acontece em um país diferente. Neste ano, Peru e Emirados Árabes estavam na disputa para sediá-lo, tamanha sua importância.

Como será a disputa em São Paulo.

“O Brasil adotou um novo sistema para classificar os atletas para as seleções nacionais: uma única seletiva e só vale o resultado na final, sendo assim a disputa das finais ganha em qualidade, importância e tensão, deixando o evento ainda melhor”, conta o coordenador-técnico do Clube Pinheiros, Alberto Pinto da Silva.

São 42 provas eliminatórias e 74 finais. A fase de eliminação acontecerá pela manhã e a decisiva será à tarde, entre os dias 24 e 28 de agosto. Durante os cinco dias de disputa, os atletas se esforçam pelas vagas que os levarão para a China.
Agora, para saber dos resultados e que equipe levou a melhor, continue acompanhando nossas redes sociais, pois temos excelentes atletas participando dessa disputa. Então, contamos com sua torcida, seus comentários e, por que não, suas apostas? Vai com tudo, Speedo Elite Team!

Confraternização, aprendizados e muitos exercícios no 1º Treino do Desafio Speedo 40

08
ago 2018

Se a galera esperava moleza no primeiro treino dos desafiados, erraram bonito! O encontro deste último sábado, 04/08, teve momentos de descontração, sim, mas as aulas teóricas e práticas colocaram todos para focar em seus resultados. Ou seja, foi uma tarde que acrescentou muito para os atletas, que saíram da Ecofit Aclimação com uma bagagem ainda maior. E não estamos falando de produtos Speedo, hein?! Quer saber tudo que rolou por lá? Continue lendo o texto e fique ligado.

A CHEGADA DOS DESAFIADOS NA ECOFIT

Ansiosos, muitos chegaram cedo para pegar as novas camisetas do projeto e garantirem um bom lugar para a palestra que estava por vir.

Logo de cara, a infraestrutura da Ecofit impressionou, tanto que deu até vontade de praticar as demais modalidades oferecidas pela academia, mas o foco era nosso Desafio. Os colaboradores da unidade da Aclimação fizeram bonito ao recepcionar e direcionar todos até a primeira sala, onde os escolhidos para treinar com a gente começaram a se enturmar para valer, com muitas fotos, risadas, troca de dicas e muito mais.

PALESTRA COM ALEXANDER REHDER – FISIOTERAPEUTA DA SELEÇÃO

Com muita humildade, Alexander Rehder, fisioterapeuta da seleção brasileira e nadador de elite esteve com o pessoal para falar sobre prevenção de lesões na natação – muito importante para que todos nadem em plena forma – sobre como evitá-las, que tipo de músculos exercitar para cada movimento sob as águas, seja em piscinas ou mares. Os nadadores ouviram atentos e, também, participaram fazendo perguntas. Alexander aceitou nosso convite para ser um dos anjos que vai orientar os nadadores durante todo o projeto e por isso ficamos muito felizes.

HORA DE CAIR NA ÁGUA

Devidamente trajados com as sungas e maiôs Speedo, os participantes foram direto da palestra para a piscina aquecida da Ecofit, que é rodeada por um ambiente que nos encheu de motivação. Com lugar para nossa equipe registrar tudo e para os anjos ficarem de olho nas primeiras braçadas dos atletas, todos estavam bem à vontade.
Mas a moleza não durou muito, não! Os exercícios começaram com técnicas de respiração, somente braços, depois pernas e o conjunto todo para avaliar o que cada desafiado ainda precisa melhorar para alcançar seus objetivos.
No final rolou ainda um exercício extra para os desafiados que não cumpriram suas metas! Aqui não é brincadeira, não, minha gente!

CORRENTEZA DO BEM E PASSOS MÁGICOS

Como parte do Desafio Speedo 40, os escolhidos levaram materiais escolares para serem doados à Instituição Passos Mágicos e foi o que aconteceu: temos muito orgulho de comunicar que superamos as expectativas e enchemos várias sacolas com mimos para as crianças que poderão estudar com dignidade e seguir aprendendo cada dia mais. Nosso muito obrigado aos nadadores que entraram nessa corrente com a gente, à Ecofit que ajudou na organização, no recolhimento das doações e em todos os detalhes essenciais para que este dia pudesse ter sido o sucesso que foi.

O FRIO ESTAVA SÓ DO LADO DE FORA

As temperaturas baixas não desanimaram os presentes. Foi nítido o empenho deles e o clima de competição saudável entre cada participante. Mesmo depois que os exercícios terminaram, pudemos acompanhar a galera conversando da sala de concentração até do lado de fora, no estacionamento da Ecofit.

Enfim, foi muito bacana de ver! O próximo treino deve acontecer em breve e nas redes sociais vocês podem acompanhar o desafio de perto. Até a próxima!

Equipe Speedo MultiSport

confraternizacao-aprendizados-muitos-exercicios-1o-treino

1o-treino-001

1o-treino-002

1o-treino-003

1o-treino-004

1o-treino-005

1o-treino-006

1o-treino-007

1o-treino-008

1o-treino-009

1o-treino-010

1o-treino-011

1o-treino-012

1o-treino-013

1o-treino-014

1o-treino-015