Veja a variedade de modalidades que compõem a natação

09
fev 2015

11_02_15_Nataçao_Voceécapaz

Anteriormente, aqui mesmo no blog da Speedo, nós escrevemos sobre os estilos de nado (crawl, costas, borboleta e peito). Hoje vamos falar sobre as modalidades que compõem a natação.

Todas, com exceção de uma, possuem provas nas Olimpíadas. Portanto, está redondamente enganado quem achou que o esporte só se resumia a provas de nado em piscinas.

Treino, Botafogo

  1. Nado puro

Essa é disciplina aquática mais famosa e básica. É nela que os competidores colocam à prova o seu domínio sobre os 4 estilos de nado. Ela também abrange as disputas do estilo livre, medley e revezamentos. O que costuma variar é a distância percorrida pelos nadadores: existem provas de 50m, 100m e elas vão aumentando até chegar ao limite de cada divisão: 800m para as mulheres e 1200m para os homens.

Maratonas Aquaticas/ Treino

  1. Maratona aquática

O nado em águas abertas é a forma mais primitiva da natação, mas só foi inserida nas Olimpíadas de 2008, em Pequim. Os nadadores competem num trecho de aproximadamente 10km delimitado em uma das praias, mares, rios ou outros ambientes propícios para a prática do esporte e que atendam algumas exigências, como: águas com 1,40m de profundidade em todo o percurso da prova e cuja temperatura varie entre 16ºC e 31ºC durante o dia da prova.

  1. Salto ornamental

O bom e velho salto de uma plataforma elevada em direção água. Ao lado do nado sincronizado, é a disciplina mais precisa dentre as que compõem a natação. É também a mais intimidadora, pois os atletas se expõem tanto aos riscos já impostos pela piscina quanto aos de um pulo de altura elevada. Há 3 momentos chave no salto ornamental que contam os pontos. O primeiro é o posicionamento no trampolim, momento em que o atleta deve se colocar de forma que consiga se lançar com força e obter o impulso necessário para realizar os movimentos no meio do ar. O segundo é a execução da acrobacia, que deve ser precisa e realizada com graça de forma que os juízes consigam compreender a transição dos movimentos do atleta. Por último, temos a entrada na água. Aqui vale o ângulo de entrada, que deve ser o mais vertical possível e a quantidade de água espalhada no final da demonstração.

  1. Nado sincronizado

Outra modalidade que requer grande precisão, e mais ainda, sincronia dos atletas. O nado sincronizado é a realização de movimentos rítmicos por um grupo de nadadores. Aqui o espírito de equipe tem que ser muito forte: as seleções são julgadas pela sua capacidade de executar movimentos como se fossem um corpo só. Se já é difícil fazer movimentos complexos na água sozinho, imagina ter que esperar que outras 5 pessoas sejam capazes de fazer exatamente a mesma coisa ao mesmo tempo que você. Ah, e não se engane: apesar de ser um esporte de maioria feminina, há atletas homens sincronizando suas braçadas por aí.

  1. Polo Aquático

O polo aquático é pra quem gosta de jogar bola. Pense numa partida de handball dentro da piscina. É a mesma coisa: 7 jogadores de cada lado tentando fazer gol na rede adversária. Dois pontos importantes: ninguém, exceto o goleiro, pode tocar a bola com as 2 mãos; e também não se pode afundar a bola, se um dos jogadores a tiver. Ele precisa sempre mantê-la acima da água.

  1. Mergulho

A última das especialidades da natação é mais um hobby do que um esporte em si e tem sido usado como uma excelente ferramenta de descoberta ambiental. O mergulho não possui representação nos Jogos Olimpícos, mas não deixa de ser uma excelente atividade para se praticar e descobrir os limites da sua resistência, respiração e da sua coragem também!

Agora é só escolher o seu favorito e partir praticar!

9.472 ideias sobre “Veja a variedade de modalidades que compõem a natação

  1. Thanks a lot for sharing this with all people you really recognize what you’re speaking
    approximately! Bookmarked. Kindly additionally discuss with
    my site =). We may have a hyperlink trade agreement between us

  2. Thanks for ones marvelous posting! I certainly enjoyed reading it, you happen to be a
    great author. I will make certain to bookmark your blog and may come
    back down the road. I want to encourage you to definitely continue your great work, have a nice evening!

  3. Heya! I just wanted to ask if you ever have any trouble
    with hackers? My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing many
    months of hard work due to no data backup. Do you have any methods to prevent hackers?

  4. I do believe all of the concepts you’ve introduced for your post.
    They are really convincing and can certainly work.
    Still, the posts are too short for starters. Could you please
    lengthen them a little from next time? Thanks for the post.

  5. Definitely beⅼieve һat which you sаіd.
    Yoᥙr favorite justification appeared t᧐ be oon the web the easiest thong tо ƅe aware οf.
    I ѕay to yoս, I definitеly get annoyed whilе people ϲonsider worries that thry jսst ddo
    not know abоut. You managed to hit the nail upⲟn the top aas ᴡell as defined ᧐ut
    the whߋlе thing withoᥙt having ѕide-effects , people could taҝe a signal.
    Ꮤill probably be back to get mⲟгe. Τhanks

  6. Daimler, the parent company of Mercedes-Benz, said that the company has been “widely engaged” with the European Commission and is not expected to be fined. BMW said in a statement that it believes the investigation is “trying to steal the concept of interest coordination and illegal monopoly in an allowable industry.”

  7. After introducing the PG 3 model in a colorway inspired by NASA’s Armstrong building, the Swoosh and NASA are back together once again with another clean color scheme honring the 50th anniversary of the iconic Moon Landing.

  8. Hello! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that
    would be okay. I’m absolutely enjoying your blog and look forward to
    new updates.

  9. Hey there! I could have sworn I’ve been to this website before but after reading through some of the post I realized it’s new to me.
    Anyways, I’m definitely happy I found it and I’ll be bookmarking and checking back frequently!

  10. The company added that negotiations with competitors aimed to improve exhaust technology without involving any “secret agreement.” Volkswagen said it will investigate the allegations and respond later.

  11. Superb blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?
    I’m planning to start my own website soon but I’m a little lost on everything.
    Would you propose starting with a free platform like WordPress or
    go for a paid option? There are so many options out there that I’m completely
    overwhelmed .. Any recommendations? Appreciate it!

  12. Sweet blog! I found it while browsing on Yahoo News.
    Do you have any tips on how to get listed in Yahoo News? I’ve been trying for a
    while but I never seem to get there! Cheers

  13. Some really great articles on this site, regards for contribution. “Give me the splendid silent sun with all his beams full-dazzling.” by Walt Whitman.

  14. Daimler, the parent company of Mercedes-Benz, said that the company has been “widely engaged” with the European Commission and is not expected to be fined. BMW said in a statement that it believes the investigation is “trying to steal the concept of interest coordination and illegal monopoly in an allowable industry.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *