Esportes para praticar no verão

04
jan 2017

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O verão chegou! Muito sol, férias e, é claro, esporte. A estação do ano mais esperada por muitos traz muito mais do que o calor e as férias. O verão reaviva e estimula nas pessoas a vontade de praticar algum esporte ou atividade física. Pensando nisso, listamos alguns esportes para você começar a praticar neste verão.

Caminhada

Caminhar é sempre saudável, faz bem para o corpo, ajuda a espairecer e ainda queima calorias. Por que não aproveitar o fim de tarde, já que a sensação de calor diminui, para dar uma volta em algum parque? O hábito de caminhar, pelo menos 2h30 por semana, combinado a uma alimentação saudável pode trazer incontáveis benefícios para você e sua saúde.

Vôlei de praia

O destino de muitas pessoas, nas férias de verão, é a praia. Essa época do ano combina muito com esse esporte. O vôlei de praia é muito comum no Brasil e pode ser praticado em duplas ou times, estimulando o espírito de equipe. Especialistas afirmam que, quando praticado frequentemente, o vôlei de praia ajuda a tonificar os músculos e o contato com a praia potencializa a sensação de bem-estar.

Frescobol

Tipicamente praiano, o frescobol é jogado por duas pessoas ou mais. O esporte tem como principal objetivo potencializar e cultivar a amizade. Seu estilo cooperativo o diferencia de muitos esportes e é ideal para você que pensa em desenvolver o seu companheirismo e quer deixar de lado a competitividade.

Nado em mar aberto

Recentemente demos dicas para treinos nessa modalidade, e não poderíamos deixá-la de lado quando o assunto é verão. Indicado para atletas com mais preparo e experiência, esse esporte ajuda você que não quer deixar a sua rotina de treino de lado, mesmo estando de férias. Se estiver pelo litoral, que tal umas braçadas?

Corrida

A corrida, muito similar a caminhada, traz diversos benefícios para a sua saúde e seu corpo. Considerada um dos melhores exercícios para o coração, esse esporte fortalece seus ossos e articulações por meio do impacto decorrente da prática do exercício. Quando realizada na areia, ameniza o impacto e intensifica o preparo, pois exige mais esforço físico do atleta no momento da propulsão.

Seja caminhando, correndo, seja nadando, chegou a melhor hora para praticar. Aproveite o verão! Comece agora a desenvolver aspectos físicos e comportamentais por meio da prática de esportes.

Dicas e cuidados para treinos em mar aberto.

16
dez 2016

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Com a chegada do verão e das férias, nada melhor do que aproveitar a viagem ao litoral para treinar no mar, sempre com segurança.

Um dos pontos mais importantes é focar na direção e não na velocidade. No mar vasto e aberto você deve prestar atenção para onde está indo a cada braçada, pois a correnteza pode influenciar e te pegar de surpresa. Garanta também que seus óculos ofereçam boa visibilidade mesmo em dias muito quentes.

Procure nadar com uma touca de cor chamativa, laranja, amarelo, vermelho, etc. Assim fica mais fácil de outras pessoas e embarcações visualizarem você na água.

Também é recomendável passar um pouco de vaselina nas axilas, na parte de trás do pescoço e entre as pernas, assim ajuda a evitar que o sal do mar irrite estas áreas devido aos movimentos do nado.

Se você não conhece muito bem a praia e as correntes locais, converse com um salva-vidas para nadar no lugar mais seguro possível e siga todas as recomendações.

Lembre-se que o cuidado também deve ser levado para fora da água. Avise alguém que você está indo nadar para que essa pessoa esteja atenta, mesmo da areia, e possa te ajudar caso ocorra algum imprevisto.

E como em qualquer outro lugar, mantenha-se hidratado! Beba bastante água antes de sair e na volta também.

Boa praia e bom treino!

Esportes que podem te ajudar durante tratamentos médicos.

01
dez 2016

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Diversos esportes são capazes de auxiliar em tratamentos médicos. A maioria deles é excelente em tratar problemas respiratórios, recuperações musculares e até mesmo problemas ósseos e na coluna.

A natação, por exemplo, é campeã em em reeducar e criar mais resistência no organismo para combater problemas respiratórios como bronquite e asma, podendo até melhorar vários níveis de alergias. Além disso, é um ótimo exercício postural, pois alonga e fortalece toda a musculatura intercostal, abdominal e braçal.

Já a corrida, é o melhor esporte para diminuir os riscos de doenças cardíacas. Como o coração e as artérias também são músculos, a corrida é capaz de fortalece-los cada vez mais para melhorar a sua performance e saúde. E por também ser um esporte de impacto, ele estimula um aumento da massa óssea, prevenindo e ajudando em tratamentos de osteoporose.

Encontre o seu esporte ideal e treine duro para uma vida cada vez mais saudável!

A diferença entre esporte amador e esporte profissional.

16
nov 2016

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A maioria das pessoas confunde o esporte amador com o esporte profissional. Parecem semelhantes, mas possuem diferenças significativas. Isso não quer dizer que um seja melhor que o outro. O objetivo principal, antes de mais nada, é praticar exercícios físicos independentemente de sua ideia ou definição. Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre eles?

Se recorrermos ao dicionário, a palavra ‘amador’ significa amar e cultivar qualquer arte ou esporte por prazer, e não por profissão. Já o ‘profissional’ é para aquele que exerce a atividade como estilo de vida, ou seja, uma ocupação especializada. Assim, o esporte pode ser considerado um hobby, mas também pode ser levado tão a sério a ponto de o atleta aplicar regras e novos hábitos no dia a dia.

O esportista amador pratica as atividades físicas conforme as suas vontades. Ele não irá se preocupar, por exemplo, em abandonar o trabalho profissional para se empenhar em algum esporte. Os exercícios não são agressivos e podem ser praticados até mesmo dentro da própria casa. Aqui, o esporte é levado a sério, mas com certa liberdade.

Quem realiza o esporte todos os dias e minuciosamente é o esportista profissional. Este respeita todas as regras, os horários, as alimentações e se dedica para transformar a prática em um trabalho criterioso. O atleta se esforça ao extremo nos treinos e também participa de grandes competições.

A importância do esporte gera muitos benefícios tanto na saúde física quanto na saúde mental. Seja qual for o tipo de esporte praticado, o essencial é nunca deixar o corpo parado, e sim sempre em movimento. 15 de Novembro. Dia Nacional do Esporte Amador.

Novembro Azul: mergulhe nessa prevenção.

31
out 2016

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Se há alguns dias estávamos conscientizando o mundo e, em especial, as mulheres com o Outubro Rosa, neste mês, enfatizaremos a campanha Novembro Azul. Sua existência também é de suma importância para toda a sociedade, principalmente para os homens.

O objetivo desse movimento é enfatizar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Ele surgiu na Austrália, em 2003, e veio para o Brasil no ano seguinte quando o Instituto Lado a Lado pela Vida teve o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, realizar o exame de toque.

Atualmente, os estudos da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) apontam que cerca de 51% dos homens nunca realizaram uma consulta com um especialista. Isso equivale a uma estimativa de 69 mil novos casos da doença por ano. O câncer, em seu estágio inicial, geralmente, não apresenta nenhum sintoma. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para o tratamento curativo.

A realização dos exames pode ter início a partir dos 40 anos de idade, fazendo com que a mortalidade causada pela doença diminua cerca de 21% na taxa. Por isso, não deixe de cuidar da saúde e mergulhe de cabeça na prevenção!

#VaiFundonaPrevenção