Você sente sede depois de nadar?

26
mar 2019

A natação é um dos esportes mais completos que existe, já que nos permite trabalhar diferentes partes do corpo de forma simultânea, com o adicional de ser de baixo impacto. É um ótimo exercício que promove inúmeros benefícios, tanto para a sua saúde física quanto para a sua saúde mental.

E como já sabem, a água é essencial para o bom funcionamento do organismo em todos os seus aspectos, por isso, uma boa hidratação é muito importante para quem deseja fazer uma atividade física saudável e ter uma boa performance – independente de qual for o exercício.

Nós acreditamos que muitos de vocês já se perguntaram o motivo de sentirem sede após saírem da água, não é mesmo? Por isso, esse será um dos temas que vamos abordar no artigo de hoje! E não para por aí: também daremos algumas dicas para quem está começando a nadar agora!

Vem junto entender o por quê.

Durante a atividade física, muitos atletas ou praticantes de atividade física intensa tendem a perder, além de líquidos, sais minerais, como sódio, potássio e magnésio. A quantidade de suor vai depender de uma série de fatores, incluindo a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar, a superfície corpórea e o grau de intensidade da atividade física, podendo em alguns casos, chegar a uma perda maior que 1,5 litros por hora. Isso faz com que o corpo sinta mais falta da hidratação.

Um artigo produzido pelo Journal of Clinic Endocrinology & Metabolism mostrou que 40% das pessoas que comem fora de hora por estarem com fome, na verdade, estão com “sede”, em processo de desidratação.

No caso específico da natação, com essa troca de temperatura de todo corpo associado ao processo de osmose, o organismo perde muita água, mais até que em alguns casos de corrida. E lembre-se: há riscos de desidratação durante a prática do exercício, afinal, atletas de esporte aquático tem pouca percepção da sensação de sede. Por isso, deixe uma garrafa de água na beira da piscina e beba sempre nas pausas do treino.

Aulas de natação são para todas as idades!

Como já falamos, a natação está entre os esportes mais completos que existem. Porém, pode parecer um pouco mais complexo, principalmente, para quem está começando.

Se este é o seu caso, vem junto ver essas dicas que separamos pra você!

Faça alongamentos
Antes de mergulhar na piscina, faça alguns exercícios de alongamento para as partes superiores e inferiores do corpo. Os movimentos dinâmicos são essenciais para ativar a musculatura e evitar pequenas lesões.

Escolha equipamentos que te deixem confortáveis
Sunga, maiô, óculos, prancha, palmares, boia e muito mais. Os acessórios para natação existem como seus aliados – e devem trabalhar ao seu favor. Ou seja: você não precisa daqueles óculos que não vedam direito, uma sunga ou um maiô que não te dão segurança ou ficam confortáveis, né?

A evolução vem com a prática
Estabeleça uma rotina. A sua performance depende muito da sua disciplina e frequência nas aulas. A natação deve ser prazerosa pra você!

Dieta equilibrada é essencial
Uma alimentação saudável é fundamental para alcançar bons resultados durante e após as aulas de natação. As refeições devem ser planejadas para atender às suas necessidades individuais. É indicado consultar uma nutricionista antes de fazer qualquer alteração ou adaptação em seus hábitos alimentares.

Ah, lembrando que nas Speedo Stores ou em nosso site, temos looks e equipamentos completos para você iniciar as aulas com muito estilo e conforto!

Vem junto nessa?
Até a próxima! 🙂

Fonte: Amaral Natação | Nadarte | Melhor com Saúde | SwimChannel | Band

Comentários encerrados.