Partiu folia?

28
fev 2019

Depois das festas de fim do ano, o evento mais esperado por todos é o Carnaval! Porém, durante toda essa folia é muito comum a perda de líquidos, justamente por conta das altas temperaturas. Por outro lado, tem gente que gosta de descansar nessa datas, mas, nem por isso deve deixar de se cuidar.

E, pra te ajudar nessa, preparamos um artigo bem interessante!

Vamos lá?

 

Vamos entender melhor o que é a desidratação?

A desidratação ocorre quando o corpo usa ou perde mais líquido do que o ingerido. Quando isso acontece, o organismo pode ter dificuldades para executar suas funções normais. Se você não repõe os líquidos que são utilizados ou perdidos, a desidratação vai te acompanhar nesse período, viu?

Todos os dias perdemos uma certa quantidade de água com suor, urina, fezes e sob a forma de vapor ao respirar. Juntamente com a água, pequenas quantidades de sais minerais também são perdidos. Além disso, a água é responsável por nutrir as células do nosso corpo e garantir que todas as funções serão devidamente cumpridas. Sendo assim, quando perdemos muita água, o corpo fica fora de equilíbrio ou desidratado.

 

Quais são os sintomas?

Pode ser classificada, segundo o grau de gravidade – leve, moderada e grave. Alguns sinais da desidratação leve e moderada são: sede exagerada, boca e pele secas, olhos fundos, ausência ou pequena produção de lágrimas e diminuição da sudorese. Dor de cabeça, sonolência, tonturas, fraqueza, cansaço e aumento da frequência cardíaca também podem estar associados aos episódios de desidratação.

Além desses sintomas, que se intensificam de acordo com o quadro, nos casos de desidratação grave, podem surgir outros, como queda de pressão arterial, perda de consciência, convulsões, coma, falência de órgãos e morte. Por isso, vale a pena ficar de olho nos sintomas, beber muuuuuuito líquido e se cuidar!

 

Como se hidratar durante a folia?

1- Aposte nas frutas: melancia, abacaxi, morango e kiwi, por exemplo. Além de hidratarem, proporcionam uma sensação de refrescância, diminuem a temperatura do corpo, amenizam o calor e ajudam a repor os nutrientes que são perdidos durante a transpiração.

2- Água de coco: tradicional e muito saborosa, é essencial para aproveitar melhor os dias de Carnaval. Por ser rica em potássio e carboidratos, a bebida é saudável, pouco calórica, ajuda a repor os nutrientes perdidos e diminui os sintomas do estresse e do cansaço.

3- Suco de frutas: supersaudável, refrescante e saboroso. Prepare um suco natural de frutas, congele e leve para os bloquinhos. Além de nutritivo, hidrata o corpo e fornece energia. Lembre-se de consumi-lo em breve, para que o suco não fique menos nutritivo e perca o seu sabor natural, combinado?

4- Chá gelado: além de ajudar a manter o organismo saudável, o chá gelado fornece energia, hidrata e ajuda a repor os nutrientes perdidos na transpiração. O chá verde, por exemplo, é refrescante, possui ação antioxidante e ajuda na perda de calorias durante a folia, sendo uma boa alternativa para melhorar a hidratação do corpo no verão.

5- Sacolé de frutas: que tal preparar o seu suco de frutas favorito, colocar nos saquinhos e congelar para levar nessa farra? Fácil, prático e muito saboroso, o sacolé de frutas ajuda a hidratar, refresca e nutre o organismo, já que mantém as propriedades das frutas intactas.

 

Com todas essas dicas, impossível não curtir o Carnaval com segurança e hidratado, né?

Até a próxima e aproveite a folia.

 

Fontes: Drauzio Varella | Conquiste sua vida | Casa saudável | Minha vida

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