Crianças no esporte: uma habilidade para a vida!

04
out 2018

Unânime entre pais e responsáveis, a prática esportiva na infância faz parte da rotina de muitos pequenos que, por amor ou por hobby, se dedicam e descobrem novas habilidades para a vida.

Em comemoração ao Dia das Crianças, preparamos um especial para orientar pais e mães sobre os cuidados com as crianças no esporte. Dos benefícios para o desenvolvimento da garotada às cautelas para uma prática saudável, leia abaixo algumas dicas que reunimos para que os pequenos atletas levem o esporte numa boa!

Benefícios da atividade física
Toda atividade física colabora para o desenvolvimento, mas quando o assunto é esporte para crianças, o aprendizado tem uma força muito maior. Elas estão descobrindo um novo mundo agora, e toda atividade vem recheada de significados que serão levados para toda a vida.

Compartilhar o mesmo espaço e objetivos durante uma atividade faz com que as crianças aprendam lições importantes sobre espírito de equipe e sobre a socialização. O contato social com pequenos da mesma faixa etária colabora no amadurecimento psicológico, fazendo com que o seu filho ou filha consiga ser mais independente.

O desenvolvimento motor e físico, motivos pelos quais muitos pais buscam colocando os filhos no esporte, são pontos de destaque também. Com estrutura corpórea ainda em formação, trabalhar musculatura e equilíbrio, sempre de forma maneirada, colaboram para que os pequenos sejam mais autônomos em suas funções.

Preparar, apontar e…
Donas de uma energia surreal, as crianças encontram na atividade física uma alternativa para extravasar. Além disso, manter uma rotina de treinos pode fazer com que estes pequenos talentos se transformem em grandes atletas no futuro.

Uma boa parcela dos atletas que hoje competem em equipes de elite iniciou sua jornada na infância, desenvolvendo desde cedo habilidades cruciais para ser um grande nome no esporte. Acompanhe de perto e converse com os professores do seu miniatleta, afinal, é muito importante saber se os treinos estão fazendo bem e trazendo resultados a ele.

Alerta aos pequenos e aos pais que estão entusiasmados: vá devagar! Artigo divulgado na SMAD (Revista Eletrônica de Saúde Mental, Álcool e Drogas), desenvolvido pelos autores brasileiros Ms. Bruno de Oliveira Pinheiro, Dr. André Luiz Monezi e Dra. Denise De Micheli, mostra que adolescente que têm uma alta intensidade em treinos apresentam índices ruins de qualidade de vida, tendendo a consumir substâncias psicotrópica e outras drogas. Além do mais, é imprescindível equilibrar a rotina com os estudos e tempo de lazer. Fique atento!

Programa para toda família
Que tal fazer do esporte do seu pequeno uma atividade em família? Levar as crianças para participarem de competições ou reunir todos para um dia diferente é inspirador, além de ser algo divertido. Com todos na mesma sintonia, a sua casa será uma fonte de qualidade de vida!

Busque novas brincadeiras inspiradas no esporte, como aposta de corrida ou até buscar objetos no fundo da piscina, assim ninguém percebe que está se exercitando. É um ótimo programa para todos.

Gostou de nossas dicas? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades Speedo.

Referências:
Brasil Escola
Caderno E+ Estadão
Ativo Saúde
Eu Atleta
Jornal da USP

Comentários encerrados.