CAMPEONATO ABSOLUTO DE NATAÇÃO TROFÉU JOSÉ FINKEL

23
ago 2018

Em agosto, acontece o Campeonato Absoluto de Natação Troféu José Finkel e, durante cinco dias, grandes atletas da modalidade vão cair na piscina para concorrer em provas individuais e de revezamento. Além das medalhas, o campeonato garante vagas no Mundial de Natação da China, em dezembro de 2018. Quer saber mais sobre essa competição em que nossos atletas do Speedo Elite Team vão participar? Continue lendo o texto e fique por dentro!


Quem é José Finkel e qual sua importância para a natação?

José Finkel nasceu em 1954 e, aos 16 anos de idade, já era considerado o melhor nadador do estilo peito do Centro Israelita de Curitiba. No mesmo ano em que recebeu esse título, em 1970, foi para Porto Alegre para uma competição do Grêmio Náutico União. Durante os treinos, uma situação surpreendeu a todos: Finkel se sentiu mal e, ao fazer exames, descobriu que tinha câncer nos vasos linfáticos. Infelizmente, com os recursos mais precários da época, o jovem faleceu algumas semanas depois do diagnóstico.

Com a notícia, os atletas do estado do Paraná ficaram bastante abalados e o então presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Berek Krieger, criou uma competição de inverno com o intuito de tirar o clima sombrio e voltar a animar seus nadadores. Com o apoio de patrocinadores, em 1972, foi disputado o primeiro Troféu José Finkel nas piscinas de 25 metros do Centro Israelita de Curitiba, aberto para nadadores de todo o País.


2018 é a vez de SP receber essa competição tão especial.

Agora, a partir do dia 24/08, o Clube Pinheiros, em São Paulo, é que abre as portas para receber atletas focados em pontuar e levar as melhores colocações na final, dia 28/08. Afinal, a competição vale 20 vagas para o Mundial de Natação da China!
Em cada ano, o Mundial acontece em um país diferente. Neste ano, Peru e Emirados Árabes estavam na disputa para sediá-lo, tamanha sua importância.

Como será a disputa em São Paulo.

“O Brasil adotou um novo sistema para classificar os atletas para as seleções nacionais: uma única seletiva e só vale o resultado na final, sendo assim a disputa das finais ganha em qualidade, importância e tensão, deixando o evento ainda melhor”, conta o coordenador-técnico do Clube Pinheiros, Alberto Pinto da Silva.

São 42 provas eliminatórias e 74 finais. A fase de eliminação acontecerá pela manhã e a decisiva será à tarde, entre os dias 24 e 28 de agosto. Durante os cinco dias de disputa, os atletas se esforçam pelas vagas que os levarão para a China.
Agora, para saber dos resultados e que equipe levou a melhor, continue acompanhando nossas redes sociais, pois temos excelentes atletas participando dessa disputa. Então, contamos com sua torcida, seus comentários e, por que não, suas apostas? Vai com tudo, Speedo Elite Team!

Comentários encerrados.