Descubra o segredo dos nadadores mais velozes!

24
jul 2018

Os braços longos podem até ajudar, mas não são só eles que garantem as sonhadas medalhas. Para descobrir o fator-chave do sucesso desses atletas, a St. Mary´s University, faculdade renomada dos Estados Unidos, decidiu fazer alguns testes em nadadores campeões olímpicos.

O tamanho e a envergadura dos braços contam, sim, mas as provas de velocidade exigem precisão total do corpo. Força, explosão, poder de reagir, técnica e capacidade respiratória são também fundamentais.

Na natação, os atletas trabalham com 50 músculos, mas os membros superiores são responsáveis por 65% da energia usada no esporte. Já o fôlego é essencial para suportar os exercícios de alta intensidade, além da coordenação para respirar em milésimos de segundo fora d´água.

Os competidores precisam também ter rápido poder de reação e impulsão na hora da largada e, ao mesmo tempo, controlar a ansiedade dos segundos antes do sinal de início das provas. Uma boa entrada na piscina pode garantir centésimos de vantagem, fazendo uma grande diferença no resultado final.

Ou seja, o que os professores da universidade constataram depois de testes de força, velocidade e respiração fora da água, foi que braços e pernas bem desenvolvidos permitem ao atleta braçadas longas e agilidade, o que já é um diferencial, mas o treino no esporte faz com que as demais habilidades sejam desenvolvidas e que competidores com estatura e membros menores, venham a se tornar campeões.

Por isso, mais uma vez, vale reforçar que com dedicação e persistência todos podem conquistar suas vitórias. Então, vamos com tudo nos próximos treinos para evoluir cada vez mais na natação? Nós apostamos que, assim, você conseguirá superar todos os seus limites!

Fonte: globo.com

Comentários encerrados.