Baixas temperaturas, alto rendimento

24
mai 2018

É só a temperatura começar a cair que um leque de desculpas para ficar em casa e não praticar o seu esporte aparece. Mas isso não serve para você, certo? Sair debaixo do cobertor em dia de treino e ter as metas bem claras de sua evolução fisicamente não dependem dos termômetros. E para que você tenha um desempenho excelente, mesmo com as adversidades climáticas, separamos algumas dicas.

Aquecimento
Chegar na temperatura ideal para começar a sua atividade física durante o inverno pode levar um pouco mais de tempo. Ter um período dedicado a essa preparação mais cuidadosa é fundamental para evitar lesões e o afastamento dos treinos. Não se esqueça de dedicar também uma parte ao alongamento – tanto no início, como no fim.

Escolha da roupa
A tendência é que você coloque muitas camadas de roupas e vá tirando conforme o corpo for esquentando, mas o superaquecimento pode retirar sais minerais importantes, além de levá-lo mais rapidamente a estafa. Tecidos tecnológicos, como a Microfibra Ultra Toouch, o Fleece e o Polysoft, presentes na nova coleção Inverno Speedo, colaboram para que você não sinta a variação durante e após o treino.

Cabeça, mãos e pés protegidos
Para quem opta por fazer atividades ao ar livre, as extremidades do corpo acabam sofrendo um maior impacto. Meias, luvas, gorros e atenção redobrada são fundamentais para que essas regiões não sejam afetadas. Qualquer sensação estranha deve ser reportada ao médico.

Hidratação sempre
Antes, durante e após o treino: não se esqueça da água! Sentimos menos sede no inverno, e é nessa sensação que mora o perigo. Ter uma boa hidratação é tão fundamental nestes dias quanto nos quentes. Coloque lembretes ou instale aplicativos específicos no celular para esta função e faça da água a sua companheira para todas as horas.

Atenção redobrada a partir dos 14ºC
Alguns estudos ao redor do mundo apontaram uma preocupação maior com ataques do coração durante o inverno. Em 2009, A Sociedade Paulista de Cardiologia publicou uma pesquisa que revela que os números de infarto aumentam em 30% quando as temperaturas estão abaixo dos 14º C. Há possibilidade deste aumento estar atrelado a uma atividade maior sistema cardiovascular, além de uma contração natural para manutenção da temperatura corporal.

A alimentação rica em gordura nesta época é outro fator de cuidado, mas respeitando os seus limites e monitorando todos os sinais que o seu corpo envia, você aproveitará o melhor da estação e estará pronto para usufruir o melhor da próxima também!

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