Você sente sede depois de nadar?

26
mar 2019

A natação é um dos esportes mais completos que existe, já que nos permite trabalhar diferentes partes do corpo de forma simultânea, com o adicional de ser de baixo impacto. É um ótimo exercício que promove inúmeros benefícios, tanto para a sua saúde física quanto para a sua saúde mental.

E como já sabem, a água é essencial para o bom funcionamento do organismo em todos os seus aspectos, por isso, uma boa hidratação é muito importante para quem deseja fazer uma atividade física saudável e ter uma boa performance – independente de qual for o exercício.

Nós acreditamos que muitos de vocês já se perguntaram o motivo de sentirem sede após saírem da água, não é mesmo? Por isso, esse será um dos temas que vamos abordar no artigo de hoje! E não para por aí: também daremos algumas dicas para quem está começando a nadar agora!

Vem junto entender o por quê.

Durante a atividade física, muitos atletas ou praticantes de atividade física intensa tendem a perder, além de líquidos, sais minerais, como sódio, potássio e magnésio. A quantidade de suor vai depender de uma série de fatores, incluindo a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar, a superfície corpórea e o grau de intensidade da atividade física, podendo em alguns casos, chegar a uma perda maior que 1,5 litros por hora. Isso faz com que o corpo sinta mais falta da hidratação.

Um artigo produzido pelo Journal of Clinic Endocrinology & Metabolism mostrou que 40% das pessoas que comem fora de hora por estarem com fome, na verdade, estão com “sede”, em processo de desidratação.

No caso específico da natação, com essa troca de temperatura de todo corpo associado ao processo de osmose, o organismo perde muita água, mais até que em alguns casos de corrida. E lembre-se: há riscos de desidratação durante a prática do exercício, afinal, atletas de esporte aquático tem pouca percepção da sensação de sede. Por isso, deixe uma garrafa de água na beira da piscina e beba sempre nas pausas do treino.

Aulas de natação são para todas as idades!

Como já falamos, a natação está entre os esportes mais completos que existem. Porém, pode parecer um pouco mais complexo, principalmente, para quem está começando.

Se este é o seu caso, vem junto ver essas dicas que separamos pra você!

Faça alongamentos
Antes de mergulhar na piscina, faça alguns exercícios de alongamento para as partes superiores e inferiores do corpo. Os movimentos dinâmicos são essenciais para ativar a musculatura e evitar pequenas lesões.

Escolha equipamentos que te deixem confortáveis
Sunga, maiô, óculos, prancha, palmares, boia e muito mais. Os acessórios para natação existem como seus aliados – e devem trabalhar ao seu favor. Ou seja: você não precisa daqueles óculos que não vedam direito, uma sunga ou um maiô que não te dão segurança ou ficam confortáveis, né?

A evolução vem com a prática
Estabeleça uma rotina. A sua performance depende muito da sua disciplina e frequência nas aulas. A natação deve ser prazerosa pra você!

Dieta equilibrada é essencial
Uma alimentação saudável é fundamental para alcançar bons resultados durante e após as aulas de natação. As refeições devem ser planejadas para atender às suas necessidades individuais. É indicado consultar uma nutricionista antes de fazer qualquer alteração ou adaptação em seus hábitos alimentares.

Ah, lembrando que nas Speedo Stores ou em nosso site, temos looks e equipamentos completos para você iniciar as aulas com muito estilo e conforto!

Vem junto nessa?
Até a próxima! 🙂

Fonte: Amaral Natação | Nadarte | Melhor com Saúde | SwimChannel | Band

Como desintoxicar o corpo após a folia de Carnaval?

01
mar 2019

O Carnaval acabou e muita gente exagerou no consumo de alimentos e bebidas alcóolicas, acertamos?

A história é sempre a mesma: as pessoas viajam, curtem os dias de farra, comem muito, não se hidratam, bebem bastante e, no fim, acabam ficando com a imunidade baixa ou com aquela ressaca que ninguém merece, né? Mas, fique calmo! Esse “estrago” é totalmente reversível e é possível limpar o seu organismo adotando algumas maneiras mais leves e saudáveis.

Então, se você está procurando por formas de desintoxicar o seu corpo depois de toda essa folia. Você está no lugar certo! 🙂

 

Alimentos no cardápio que ajudam a desintoxicar o corpo

Caprichar no café da manhã é fundamental, por isso, opte por uma fatia de pão integral com queijo branco. Ah, o mamão com aveia e mel também são bem-vindos!

É importante que, durante o pós-Carnaval, a alimentação entre as refeições principais seja controlada. Prefira frutas secas, sucos de frutas, iogurtes e beba bastante água. Frituras, chocolates, refrigerantes e bebidas alcoólicas seria legal se ficassem fora do cardápio, combinado?

Vem junto conferir mais algumas dicas para retomar a sua rotina após os dias de farra.

 

Beba MUITA água!

Hidratação é tudo! A água é um excelente aliado na desintoxicação do corpo, ela literalmente lava o corpo de dentro para fora, ajuda na eliminação de toxinas, diluição de poluentes, melhora a função dos rins e auxilia na digestão.

Aproveite também para beber um copo de água morna com suco de limão pela manhã, em jejum. Com isso, a eliminação das toxinas acontece mais rapidamente.

 

EVITE carnes vermelhas e gordurosas.

Esses são os alimentos mais difíceis de serem ingeridos, sabia? Dê preferência às carnes brancas como o peru, o peixe, o frango e os crustáceos. Prepare-os como grelhados, assados ou cozidos. Os alimentos embutidos e em conserva devem ficar de fora, pois são ricos em sódio e aumentam a retenção de líquidos.

 

TOME chás.

Para desintoxicar o corpo com mais rapidez, preparar os chás com um pouco de gengibre é ótimo. Um estudo realizado pela revista americana Nutrition & Metabolism mostrou que a ingestão do chá branco ajuda a quebrar as células de gordura do corpo e impedir a formação de novas. Já o chá verde estabiliza os níveis de açúcar no sangue, além de possuir propriedades antioxidantes.

 

PRATIQUE atividades físicas!

Os exercícios físicos são responsáveis por aumentar a circulação do sangue e fazer com que você transpire, acelerando a eliminação das toxinas e turbinando a sua disposição.

O Yoga é uma boa sugestão de atividade que ajuda a desintoxicar o organismo após o Carnaval. Com exercícios voltados para diversas partes do corpo, promove o relaxamento muscular, alivia tensões e equilibra a respiração.

 

Durma BEM!

Durante todos esses dias curtindo a folia como se não houvesse o amanhã, tem gente merecendo uma boa noite de descanso! Aproveite: dormir bem aumenta a imunidade, neutraliza os radicais livres e ajuda na renovação celular.

Partiu começar o processo de desintoxicação do organismo?

Até a próxima, pessoal! 😉

 

Fontes: Queima Diária | WebRun | Exame | Terra Saúde | Caras | Extra