Primeiras braçadas: conheça benefícios da natação para bebês e crianças

27
fev 2018

Você sabia que os bebês têm reflexos e movimentos natatórios na primeira infância? Isso acontece porque durante a gestação eles ficaram em um ambiente líquido e, assim, são capazes de executar ações como fechar a boca e segurar a respiração. Ou seja, essa é uma excelente condição para que os pequenos aprendam a nadar e se beneficiem com os resultados da prática. A partir dos seis meses de idade, as crianças já podem fazer aulas de natação e, dessa forma, ter um desenvolvimento mais saudável, tanto físico quanto emocional.

Entre os principais pontos positivos da natação para bebês e crianças estão a melhora da coordenação motora; aumento da resistência cardiorespiratória e muscular; estímulo de apetite; sono mais tranquilo; e reforço do sistema imunológico. Mas as vantagens não são somente físicas, o tempo dos pais com os bebês na água também contribui para fortalecer o relacionamento e desenvolver os aspectos emocionais e afetivos das crianças.

Para crianças que apresentam algum tipo de doença respiratória, a natação é ainda mais recomendada, uma vez que o exercício fortalece a musculatura torácica e também o diafragma, colaborando para que a respiração fique mais fácil.

Mas, é claro que com os pequenos alguns cuidados são necessários. É importante checar se a água está com o pH neutro ou pouco concentrado, além de também garantir que a temperatura esteja agradável – em torno de 26ºC. Apesar de não ser tão comum, algumas crianças podem apresentar alergia ao cloro e, nesse caso, o ideal é que a piscina seja tratada com sal ou ozônio. Para evitar que surjam problemas no ouvido, é indispensável secá-lo bem depois dos mergulhos, já que o excesso de umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias que provocam otite.

Atentando-se a esses detalhes, seu pequeno poderá, desde cedo, se divertir com esse esporte tão agradável. E quem sabe um dia até mesmo virar um grande atleta e ganhar muitas medalhas. Já pensou? Se você gostou de saber mais sobre os benefícios da natação para bebês e crianças, compartilhe este texto nas redes sociais!