A diferença entre esporte amador e esporte profissional.

16
nov 2016

blog-esporte-amador

 

A maioria das pessoas confunde o esporte amador com o esporte profissional. Parecem semelhantes, mas possuem diferenças significativas. Isso não quer dizer que um seja melhor que o outro. O objetivo principal, antes de mais nada, é praticar exercícios físicos independentemente de sua ideia ou definição. Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre eles?

Se recorrermos ao dicionário, a palavra ‘amador’ significa amar e cultivar qualquer arte ou esporte por prazer, e não por profissão. Já o ‘profissional’ é para aquele que exerce a atividade como estilo de vida, ou seja, uma ocupação especializada. Assim, o esporte pode ser considerado um hobby, mas também pode ser levado tão a sério a ponto de o atleta aplicar regras e novos hábitos no dia a dia.

O esportista amador pratica as atividades físicas conforme as suas vontades. Ele não irá se preocupar, por exemplo, em abandonar o trabalho profissional para se empenhar em algum esporte. Os exercícios não são agressivos e podem ser praticados até mesmo dentro da própria casa. Aqui, o esporte é levado a sério, mas com certa liberdade.

Quem realiza o esporte todos os dias e minuciosamente é o esportista profissional. Este respeita todas as regras, os horários, as alimentações e se dedica para transformar a prática em um trabalho criterioso. O atleta se esforça ao extremo nos treinos e também participa de grandes competições.

A importância do esporte gera muitos benefícios tanto na saúde física quanto na saúde mental. Seja qual for o tipo de esporte praticado, o essencial é nunca deixar o corpo parado, e sim sempre em movimento. 15 de Novembro. Dia Nacional do Esporte Amador.