Dicas de segurança para prevenir afogamentos

10
dez 2019

Verão é sinônimo de sol, praia e piscina! O calor dessa época do ano nos faz querer passar cada vez mais tempo dentro d’água, não é verdade? E por isso mesmo é que precisamos ter mais cuidados com a nossa segurança e das pessoas à nossa volta também. Neste post, vamos te dar algumas dicas para prevenir afogamentos. Fique ligado!

O risco de afogamentos é maior no verão
A estação mais quente do ano atrai muitos turistas para o litoral e para regiões de rios e cachoeiras. O maior número de pessoas se refrescando na água e a rotina “menos regrada”, por assim dizer, das festas de final de ano, acabam aumentando o número de acidentes com afogamento e mortes. Entre as principais causas dos acidentes, podem ser destacadas a embriaguez, o descaso com os avisos de segurança e brincadeiras de mau gosto na água.

Só em 2019, o Grupamento Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) realizou 1.633 salvamentos e registrou 80 mortes em praias da Baixada Santista.

Como prevenir afogamentos
Manter sua atenção redobrada é importante para que a diversão na água seja saudável e segura. Mesmo nadadores experientes podem correr riscos. Por isso, para prevenir afogamentos, siga essas dicas:

  • Não entre no mar quando ingerir bebidas alcoólicas e logo após as refeições;
  • Entre no mar de preferência em áreas próximas a um guarda-vidas e mantenha-se próximo a ele;
  • Não nade em pontos onde existem bandeiras de sinalização que indiquem ‘PERIGO’ no mar;
  • Evite tomar banho e nadar onde houver valas e buracos;
  • Ao usar boias e outros objetos flutuantes redobre o cuidado, pois eles transmitem a sensação de uma falsa segurança e podem arrastar você para áreas mais profundas e perigosas;
  • Evite mergulhar sozinho ou durante à noite.

As crianças exigem um cuidado maior!
No verão, é preciso ter ainda mais cuidado com as brincadeiras das crianças! Seja na piscina, mar rio ou cachoeira, o perigo é constante se não houver a supervisão de um adulto. Então certifique-se de:

  • Designar uma pessoa para tomar conta de crianças. Alguém que não beba muito e que possa se concentrar nas crianças;
  • Não confie apenas nas boias ou em outros banhistas próximos ao local de nado, é bom manter-se de olho;
  • Lembre-se que o salva-vidas tem muitas pessoas para observar e nem sempre poderá dar conta de todos;
  • Mantenha seus filhos no seu campo de visão (ou da pessoa designada para isso);
  • Dê preferência à companhia de um adulto quando as crianças estiverem na água.

Essas são algumas dicas para que seu verão seja apenas de muita diversão na água! E lembre-se, em caso de dúvidas sobre algum local para banho, procure um guarda-vidas!

Quer continuar lendo sobre dicas de saúde e esporte? Que tal ler sobre os benefícios do treino em família e como se manter ativo nas férias!

Saiba onde encontrar os produtos Speedo Multisport

02
set 2019

Speedo Stores
Quem é fã da marca Speedo Multisport precisa conhecer as Speedo Stores, exclusivamente desenvolvidas para oferecer a melhor experiência dentro do universo esportivo. Instaladas em locais privilegiados, nossas lojas oferecem artigos de natação, roupas fitness e até peças casuais, para quem gosta de vestir-se com conforto no dia a dia.

Veja nossos endereços:

Speedo Store Jardins
(11) 3063-5211
Rua Augusta, 2521 – Jardim Paulista
De segunda a sexta-feira: 10h às 19h
Sábado: 10h às 18h

Speedo Store Morumbi
(11) 5189-6662
Avenida Roque Petroni Júnior, 1089 – Shopping Center Morumbi
De segunda a sábado: 10h às 22h
Domingo e feriado: 14h às 20h

Speedo Store Jundiaí – Outlet
(11) 4525-6595
Rua Diácono Josias de Souza, 60 – Jundiaí
De segunda a sexta-feira: 9h às 17h30
Sábado: 9h às 14h
Feriado: 9h às 15h (abertura facultativa)

Polo aquático de praia: conheça o esporte que está ganhando o litoral

07
ago 2019

No Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que aconteceu no último mês de julho na Coreia do Sul, uma modalidade ainda pouco conhecida chamou a atenção de todos que acompanhavam as competições: o polo aquático de praia.

Em Gwangju, as disputas rolaram de forma demonstrativa — ainda sem valer medalhas — e envolveram quatro times masculinos (com representantes de França, Argentina, China e Canadá) e quatro femininos (com atletas dos Estados Unidos, China, Austrália e Espanha).

A novidade na programação do Mundial teve como intenção somente divulgar o esporte.

Como são as regras do polo aquático de praia?
Mesmo sendo bastante parecido com o polo tradicional, o polo aquático de praia tem um nível de dificuldade mais alto por ser jogado em águas abertas, que ficam aos caprichos do vento. Por outro lado, o sal presente na água ajuda na flutuação dos atletas.

Área de jogo
Enquanto no polo aquático as partidas são disputadas em piscinas com aproximadamente 20x30m, na praia, a área de jogo fica delimitada a um espaço menor, de 10x15m, sendo que a profundidade da água não pode ser menor que dois metros.

Tempo
Outra diferença fica por conta da duração dos jogos: o polo aquático tem partidas com quatro tempos de oito minutos cada, enquanto que na praia, a disputa é realizada em apenas dois tempos de 10 minutos, com um intervalo de cinco entre eles.

Equipes
No polo tradicional as equipes são formadas por sete jogadores, sendo um desses o goleiro. Já na praia, esse número cai para apenas quatro jogadores. Os acessórios usados são os mesmos que no polo tradicional: toucas com proteção para as orelhas.

Onde o polo aquático de praia já é praticado?
Verão, praia, calor…Não tem como o polo aquático de praia não fazer sucesso no mundo todo, né? Sendo assim, o esporte já é bastante praticado nos países europeus — principalmente na Itália e na Croácia, onde o litoral é encantador durante os meses mais quentes do ano.

Aqui no Brasil o esporte ainda dá suas primeiras braçadas, mas alguns campeonatos, como o Circuito Open de Polo Aquático, já foram organizados para que o esporte se desenvolva e ganhe mais atletas.

De 2018 até o momento, por exemplo, já foram realizadas competições na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com a participação de jogadores de vários outros estados. O polo aquático de praia também já foi disputado oficialmente nos Jogos Asiáticos de Praia, em 2016, mas ainda não há previsões de que a modalidade se torne olímpica.

E você, joga ou já jogou polo aquático? Qual será a sensação de jogar no mar, hein? Convide os amigos para uma disputa e conte pra gente sua experiência.

Fonte: Globoesporte.com

Isabel Cohn no México

05
jul 2019

A partir de hoje, no México, acontece a 14ª edição dos Jogos Macabeus Pan-americanos. Com atletas de vários países do continente, além de outros convidados, o evento reúne competições de diversas modalidades, como basquete, futebol, vôlei, ginástica artística, tênis e natação. E, é claro, o Brasil vai ser representado!

A nadadora Isabel Cohn, que participou do Desafio Speedo 40 em 2018, vai mergulhar com tudo nas águas mexicanas a fim de garantir medalhas para o nosso país. Mas, antes de embarcar para os Jogos Macabeus Pan-americanos, a atleta conversou com a gente para contar como estão suas expectativas.

1- Como está a animação para os Jogos Macabeus Pan-americanos, no México?
Estou contando as horas! Foram muitos dias de treino, meses de preparação intensa e agora chegou! Não vejo a hora de curtir com toda a delegação do Brasil, viver o clima de competição, a torcida e conhecer pessoas de outros países que também são motivadas pelo esporte.

2- Com o Desafio Speedo 40 você intensificou sua rotina de treinos e experimentou as águas abertas. Qual a sensação de agora chegar a uma competição internacional?
O Desafio Speedo 40 me apresentou a natação em águas abertas e, de brinde, me deu amigos (anjos e desafiados) que levarei comigo para toda vida. Depois de intensificar os treinamentos e participar de várias provas, hoje me sinto segura para a minha primeira competição em águas internacionais (chique, né?). Há um ano eu nem poderia imaginar isso!

3- Quais provas você vai disputar e como foi sua preparação?
Participarei de algumas provas em piscina: 400m, 800m livre, 50m, 100m, 200m costas, 200m peito, revezamento e águas abertas 3k. Intensifiquei os treinos, nadando seis vezes por semana sob a orientação da Adriana Silva, também pratiquei pilates e musculação para evitar lesões e trabalhar a musculatura.

4- Como este evento vai complementar a sua experiência com a natação?
Toda competição para mim é um grande aprendizado. Você se prepara muito tempo para aqueles poucos minutinhos na água! Às vezes as coisas vão bem, e outras nem tanto… Mas a lição é sempre positiva e o convívio com os outros atletas, estar no meio de pessoas movidas pelo esporte, é o maior ganho!

5- Quais lições do Desafio Speedo 40 você está levando na bagagem?
Acho que a primeira lição é que “tem que fazer lição de casa”! Sem treino, sem dedicação, o resultado não aparece! A segunda e talvez mais importante é que qualquer que seja o resultado, o processo também tem que valer a pena! Tirar proveito de cada treino, desfrutar da companhia dos atletas, colher os benefícios para a saúde do corpo e da mente que a natação proporciona valem mais que qualquer medalha!

Já deu para perceber que a Isabel Cohn se preparou e vai com tudo para as competições, né? Boa sorte, guerreira, arrase nas águas mexicanas e conte com a nossa torcida desde o Brasil!

E para você que acompanha nosso blog, até a próxima!

Não tem essa de sem tempo, irmão!

07
jun 2019

Com a rotina corrida do dia a dia, acabamos não dando a atenção devida para a nossa saúde, não é mesmo? Porém, nos dias atuais, diversos aplicativos gratuitos para smartphones fazem com que você não se perca na dietas, sono e outras coisas importantes.

Se você se identifica com essa vida acelerada, confira algumas opções e utilize essa ferramenta prática de forma positiva!

PersonApp
Este aplicativo é excelente para a relação entre instrutores de academia e personal trainers com seus alunos. Por ele, é possível montar os treinos, compartilhar com seus alunos, fazer avaliações físicas e acompanhar os resultados por meio de gráficos. Depois que realizar o treino, o PersonApp, grava a última carga utilizada de cada exercício, cronometra os tempos de descanso e também acompanha o histórico de frequência dos treinos. Ele está disponível para Android e iOS. Legal, né?

Yoga.com
Com mais de 30 programas e mais 280 posições, o Yoga.com é uma opção para quem quer praticar a ioga. O aplicativo oferece demonstrações em vídeo e imagens musculares 3D de cada pose. Com isso, você sabe exatamente quais músculos está trabalhando em cada uma delas. Ele inclui também exercícios de respiração e meditação para relaxamento. Disponível para Android e iOS. Se você é “good vibes”, vai adorar!

YouFood
Precisa incluir certos alimentos da dieta mas não sabe o que fazer com eles? O YouFood reúne receitas práticas de usuários do mundo todo. Funciona como uma rede social de pratos e receitas! Disponível para Android e iOS. Deu até aquela fominha!

Sleep Better
O Sleep Better funciona para gerenciar o seu sono. Ele faz estimativas de quantas horas o usuário precisa ao dormir em determinadas situações do dia, como após uma atividade física ou uma soneca. Também faz uma análise de como foi a noite de sono. Disponível para Android e iOS.

Hydro
O consumo adequado de líquido é tão importante quanto comer bem. E para que ninguém mais se esqueça de tomar água durante todo o dia, o app Hydro ajuda a se lembrar e a monitorar a quantidade ingerida por dia. Toque em um dos recipientes, com medidas em ml para acrescentar o dado no diário. Para atingir a meta de cada dia – que varia de acordo com o peso e estilo de vida informados, o aplicativo envia notificações de hora em hora com um lembrete. Não tem mais desculpa para não beber água, hein? Disponível para Android e iOS.

Esperamos que esses aplicativos te ajudem na sua rotina!
Até a próxima, galera! 😉

Fonte: UseMobile | Terra | Exame