Setembro Amarelo: prática esportiva diminui o índice de suicídio entre jovens

20
set 2018

Os índices de suicídios estão, a cada ano, chegando a números alarmantes. E o que é mais desesperador nesta estatística é a presença significativa de adolescentes. Ansiedade, depressão e diversas outras questões que fazem com que pessoas de 10 a 19 anos se sintam deslocados em seu meio são os principais motivos que levam a essa triste interrupção da vida. E neste cenário desolador, cientistas trazem um alerta: a prática esportiva diminui o índice de suicídio entre jovens.

A importância do Setembro Amarelo
Setembro é marcado pela cor amarela, que ativa o sinal de alerta e é a marca da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Desde 2015, monumentos e o noticiário levam este delicado assunto para discussão, além de, durante todo o mês, serem promovidas palestras, divulgação de informações e orientação para toda a sociedade.

Segundo dados, de 2000 a 2015, os suicídios entre adolescentes de 10 a 15 anos aumentaram 65%; e na faixa dos 15 a 19 anos, 45%. Estes números representam cerca de 40% da média da população e significa que nossos jovens precisam, urgentemente, de ajuda.

Bullying, automutilação e transtornos alimentares são os assuntos mais recorrentes entre jovens. Estes podem ser os primeiros sintomas de algo que, se não acompanhado por um profissional da saúde, pode ter uma consequência muito grave. Perceber hábitos e sinais diferentes em adolescente, além de sempre ter boas conversas, ajuda a salvar vidas.

A prática esportiva diminui o índice de suicídio entre jovens
Apoio da equipe e o sucesso em uma área competitiva estão entre os fatores levantados no estudo do Centro para o Controle e Prevenção de Doença (CDC), dos EUA, como possíveis responsáveis pelo menor risco de suicídio entre jovens.

Liderada pelo cientista comportamental David R. Brown, a pesquisa aponta que a prática de uma atividade física diminui 2,5 vezes a probabilidade de homens terem um comportamento suicida, e em mulheres, o número é 1,67 menor. Não foi encontrado nenhuma justificativa conclusiva no estudo, mas entre as principais hipóteses estão:

  • diminuição do estresse e aumento do bem-estar por meio da liberação de endorfina;
  • apoio da equipe nos treinos;
  • enfrentamento de questões competitivas com menos severidade;
  • socialização;
  • comunhão entre lazer e cuidado com a saúde.

Os pesquisadores alertam que é preciso uma relação saudável com o esporte. Pessoas que transformam esta prática em mera disputa ou apenas um culto ao corpo perfeito, fazendo atividades intensa por seis ou sete dias semanais, revertem a estatística e têm o dobro do risco de um comportamento suicida.

Busque o CVV
O Centro de Valorização da Vida existe desde 1962 e durante este período auxiliou pessoas que buscaram ajuda pelo telefone ou em atendimentos nas sedes espelhadas em todo o Brasil. Em 1973, a instituição foi reconhecida como Utilidade Pública Federal e hoje, junto ao Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde, organiza ações abertas à comunidade para promoção da vida.

Desabafar e procurar ajuda colabora para um melhor entendimento de situações que parecem não ter solução. Em 2017, o CVV recebeu cerca de 2 milhões de ligações e, atendendo gratuitamente nos 23 estados brasileiros, colaborou para que histórias não acabassem tragicamente.

Em qualquer lugar do país, ligue 188 para atendimento anônimo e, caso prefiro, no site da CVV também é possível conversar pelo chat. Este contato é muito importante, pois segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos casos poderiam ser prevenidos.

Você nunca está sozinho. Se conhece alguém que precisa de um auxílio ou acredita que implementar atividades físicas fará bem à sua saúde, comece aos poucos e/ou converse com alguém sobre esta possibilidade. O primeiro passo é difícil, mas você encontrará suporte sempre.

Fontes:
Ligação para prevenção ao suicídio
Jovens praticantes de esporte: menor propensão ao suicídio
Exercícios podem inibir ideias suicidas
Os enigmas do suicídio
Centro de Valorização da Vida

CAMPEONATO ABSOLUTO DE NATAÇÃO TROFÉU JOSÉ FINKEL

23
ago 2018

Em agosto, acontece o Campeonato Absoluto de Natação Troféu José Finkel e, durante cinco dias, grandes atletas da modalidade vão cair na piscina para concorrer em provas individuais e de revezamento. Além das medalhas, o campeonato garante vagas no Mundial de Natação da China, em dezembro de 2018. Quer saber mais sobre essa competição em que nossos atletas do Speedo Elite Team vão participar? Continue lendo o texto e fique por dentro!


Quem é José Finkel e qual sua importância para a natação?

José Finkel nasceu em 1954 e, aos 16 anos de idade, já era considerado o melhor nadador do estilo peito do Centro Israelita de Curitiba. No mesmo ano em que recebeu esse título, em 1970, foi para Porto Alegre para uma competição do Grêmio Náutico União. Durante os treinos, uma situação surpreendeu a todos: Finkel se sentiu mal e, ao fazer exames, descobriu que tinha câncer nos vasos linfáticos. Infelizmente, com os recursos mais precários da época, o jovem faleceu algumas semanas depois do diagnóstico.

Com a notícia, os atletas do estado do Paraná ficaram bastante abalados e o então presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Berek Krieger, criou uma competição de inverno com o intuito de tirar o clima sombrio e voltar a animar seus nadadores. Com o apoio de patrocinadores, em 1972, foi disputado o primeiro Troféu José Finkel nas piscinas de 25 metros do Centro Israelita de Curitiba, aberto para nadadores de todo o País.


2018 é a vez de SP receber essa competição tão especial.

Agora, a partir do dia 24/08, o Clube Pinheiros, em São Paulo, é que abre as portas para receber atletas focados em pontuar e levar as melhores colocações na final, dia 28/08. Afinal, a competição vale 20 vagas para o Mundial de Natação da China!
Em cada ano, o Mundial acontece em um país diferente. Neste ano, Peru e Emirados Árabes estavam na disputa para sediá-lo, tamanha sua importância.

Como será a disputa em São Paulo.

“O Brasil adotou um novo sistema para classificar os atletas para as seleções nacionais: uma única seletiva e só vale o resultado na final, sendo assim a disputa das finais ganha em qualidade, importância e tensão, deixando o evento ainda melhor”, conta o coordenador-técnico do Clube Pinheiros, Alberto Pinto da Silva.

São 42 provas eliminatórias e 74 finais. A fase de eliminação acontecerá pela manhã e a decisiva será à tarde, entre os dias 24 e 28 de agosto. Durante os cinco dias de disputa, os atletas se esforçam pelas vagas que os levarão para a China.
Agora, para saber dos resultados e que equipe levou a melhor, continue acompanhando nossas redes sociais, pois temos excelentes atletas participando dessa disputa. Então, contamos com sua torcida, seus comentários e, por que não, suas apostas? Vai com tudo, Speedo Elite Team!

Descubra o segredo dos nadadores mais velozes!

24
jul 2018

Os braços longos podem até ajudar, mas não são só eles que garantem as sonhadas medalhas. Para descobrir o fator-chave do sucesso desses atletas, a St. Mary´s University, faculdade renomada dos Estados Unidos, decidiu fazer alguns testes em nadadores campeões olímpicos.

O tamanho e a envergadura dos braços contam, sim, mas as provas de velocidade exigem precisão total do corpo. Força, explosão, poder de reagir, técnica e capacidade respiratória são também fundamentais.

Na natação, os atletas trabalham com 50 músculos, mas os membros superiores são responsáveis por 65% da energia usada no esporte. Já o fôlego é essencial para suportar os exercícios de alta intensidade, além da coordenação para respirar em milésimos de segundo fora d´água.

Os competidores precisam também ter rápido poder de reação e impulsão na hora da largada e, ao mesmo tempo, controlar a ansiedade dos segundos antes do sinal de início das provas. Uma boa entrada na piscina pode garantir centésimos de vantagem, fazendo uma grande diferença no resultado final.

Ou seja, o que os professores da universidade constataram depois de testes de força, velocidade e respiração fora da água, foi que braços e pernas bem desenvolvidos permitem ao atleta braçadas longas e agilidade, o que já é um diferencial, mas o treino no esporte faz com que as demais habilidades sejam desenvolvidas e que competidores com estatura e membros menores, venham a se tornar campeões.

Por isso, mais uma vez, vale reforçar que com dedicação e persistência todos podem conquistar suas vitórias. Então, vamos com tudo nos próximos treinos para evoluir cada vez mais na natação? Nós apostamos que, assim, você conseguirá superar todos os seus limites!

Fonte: globo.com

Férias esportivas: destinos para se aventurar em julho!

04
jul 2018

Com o período de férias em julho, que tal sair da rotina dos treinos? Calma! Não estamos falando para deixar de fazer seus exercícios. Sabemos que para quem é apaixonado por esporte, qualquer tempo extra se transforma em oportunidade para suar a camisa. A nossa dica hoje é para mexer o corpo de um jeito diferente: unindo viagem e aventura!
Por isso, selecionamos alguns destinos que oferecem turismo radical para você não ficar parado e ainda desfrutar de paisagens belíssimas. Continue lendo e já sinta o frio na barriga!

Brotas – São Paulo
O primeiro lugar da lista não poderia deixar de ser esse. A cidade, localizada a 240 km da capital paulista, é conhecida como “capital do turismo de aventura” por oferecer uma variedade de atividades que fazem a adrenalina ir lá em cima: rafting, rapel, boia-cross, canionismo, arvorismo, tirolesa e muito mais. Além de radical, o contato com a natureza garante inspiração e descanso para mente. Ou seja, perfeito para recarregar as energias e voltar com tudo para a rotina!
Foz do Iguaçu – Paraná
Um pouco mais ao sul, temos as incríveis Cataratas do Iguaçu que, por si só, já são um espetáculo. Dentro do Parque Nacional do Iguaçu, é possível realizar o tradicional passeio chamado Macuco Safari para conhecer a biodiversidade da região e também praticar rafiting com direito a um banho revigorante conhecido como “Três Mosqueteiros”. Não temos dúvidas de que será uma viagem inesquecível!
Fernando de Noronha – Pernambuco
O Nordeste também reserva grandes emoções aos aventureiros! Em Fernando de Noronha, o mergulho é o grande atrativo, já que nas águas transparentes do arquipélago você aprecia de perto a vida marinha com visibilidade de até 50 metros de profundidade. Para quem não tem muita experiência, as agências fazem mergulhos com 15 metros. Fascínio pelos coloridos cardumes de peixes, tartarugas e golfinhos estão inclusos no pacote!
Chapada dos Veadeiros – Goiás
No coração do Brasil, a Chapada dos Veadeiros conta com o Parque Nacional, considerado Patrimônio Mundial da UNESCO de tanta beleza que reúne. Lá, as cachoeiras, cânions e cavernas se tornam cenários de tirar o fôlego para você fazer trilhas e rapel que, desde que praticado com os equipamentos de segurança e orientação devidos, pode ser feito por qualquer pessoa. É só curtir o momento!

E então, preparado para encarar esses desafios? Tem outras sugestões de destinos com turismo radical para compartilhar com a gente? Desejamos que você curta muito as férias e aproveite esse descanso para explorar novas formas de se exercitar. Até a próxima!

Fonte: www.qualviagem.com.br

Muito além da proteção

18
jun 2018

A repetição nas práticas esportivas é aliada da perfeição, mas esta constante acaba colocando em risco articulações, que se não bem preservadas, podem sofrer com lesões sérias. E, claro, prejudicar toda a sua evolução conquistada com tanto suor!
Consultamos a ortopedista e traumatologista, Dra. Kelly Cristina Stéfani, para deixar destacar a importância do uso de equipamentos de proteção:
“Em todos os esportes de impacto, manter os músculos firmes e bem protegidos é sinônimo de melhor desempenho. A Speedo oferece uma vasta linha de produtos de proteção e sustentação para tornar sua prática esportiva mais segura e prazerosa.”
A ortopedista ressaltada ainda que este tipo de equipamento colabora para sustentação, estabilização e suporte da musculatura durante as atividades físicas. Vale lembrar que isso não significa eliminar o risco de lesão, mas reduzir as probabilidades e o risco de reincidência quando houver uma contusão.
Os equipamentos de proteção são eficazes, porque aquecem a área – impedindo a perda de calor abrupta – e por pressionarem a região na medida de certa. Assim, os locais com maior chance de lesões, como joelhos, tornozelos e pulsos, ficam mais firmes, o que evita distorções, e também se mantêm com a circulação sanguínea ativa, diminuindo os riscos de danos musculares. Além disso, os protetores auxiliam na recuperação de pequenos traumas.
Com esse cuidado, você ficará mais protegido e conseguirá atingir melhores desempenhos no seu esporte favorito. Garanta esses artigos e transforme a prática de atividade física em um momento ainda mais prazeroso!